Aniversário João Ubaldo
23 DE janeiro DE 2015Baiano de nascimento, mudou ainda bebê para Aracaju, em Sergipe. Voltou a morar em Salvador, onde terminou a educação formal, passou a estudar Direito e tentou uma vaga para trabalhar no Exército.
A educação militar acabou não dando certo e ele resolveu fazer pós-graduação em Administração Pública. Em 1964, iniciou o mestrado em Ciência Política nos Estados Unidos.
Um pouco antes, em 1957, estreou no jornalismo, onde trabalhou como repórter, redator, chefe de reportagem e colunista do Jornal da Bahia; foi também colunista, editorialista e editor-chefe da Tribuna da Bahia.
Ao longo da vida, colaborou para publicações como O Globo, A Tarde, Estado de S. Paulo, Die Zeit (Alemanha), The Times Literary Supplement (Inglaterra), O Jornal (Portugal) e Jornal de Letras (Portugal).
O autor também foi professor da Escola de Administração e da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia e professor da Escola de Administração da Universidade Católica de Salvador.
Em 1963, escreveu seu primeiro romance, Setembro não faz sentido.
O sucesso viria em 1971, quando publicou Sargento Getúlio, que lhe rendeu o Prêmio Jabuti, na categoria "Revelação de Autor".
Em 1984, editou Viva o povo brasileiro e, novamente, recebeu o Prêmio Jabuti na categoria "Romance".
Em 1989, lançou O sorriso do lagarto, outro sucesso de público e crítica. A obra foi adaptada para televisão pela Rede Globo.
João Ubaldo Ribeiro ganhou em 2008 o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa. Na ABL, foi eleito em 7 de outubro de 1993, na sucessão de Carlos Castello Branco.
Confira os livros de João Ubaldo na BVL E BSP:

O sorriso do lagarto
Em um livro de personagens complexos, o autor procura abordar temas como a ambição humana, o amor e as ameaças do mundo moderno.

Sargento Getúlio: romance
Ambientado no Nordeste dos anos 50, narra a história de Getúlio Santos Bezerra, homem de confiança de um poderoso coronel de Sergipe, que precisa levar um preso político de Paulo Afonso até Aracaju.

Viva o povo brasileiro
Obra que confirmou definitivamente o lugar de João Ubaldo Ribeiro entre os maiores escritores de língua portuguesa.

O rei da noite
O escritor procura extrair o universo hiperbólico da boemia, os contrastes entre passado e presente, tradição e novidade. Tendo como pano de fundo lugares de forte ligação afetiva, como o já lendário boteco do Leblon e a também Itaparica.

O albatroz azul
Vida, morte e renovação são os temas que se apresentam como o eixo em torno do qual se desenrola a trama deste romance. O albatroz azul traz a história de um homem muito velho que busca apreender algum sentido na vida.

A casa dos budas ditosos
O livro traz a história de CLB, uma mulher de 68 anos, nascida na Bahia e residente no Rio de Janeiro, que jamais se furtou a viver com todo o prazer e sem respingos de culpa as infinitas possibilidades do sexo.
Notícias
.jpg&largura=700&altura=393)
Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Confira nossa seleção de livros sobre o tema
Postado em 08 DE abril DE 2025
Exposição Livro na parede: obras de Luise Weiss para o premiado livro Adélia esquecida
De 5 de abril a 4 de maio
Postado em 05 DE abril DE 2025.jpg&largura=700&altura=393)
E o Oscar vai para...
Postado em 11 DE março DE 2025.jpg&largura=700&altura=393)
Exposição celebra sonhos e trajetórias femininas no Dia Internacional da Mulher
"Sonhe Como Uma Garota" apresenta pesquisa inédita, histórias inspiradoras e produções artísticas de mulheres e meninas; mostra gratuita fica em cartaz de 8 a 31 de março.
Postado em 05 DE março DE 2025