Viagem Gastronômica discute o livro Dois irmãos, de Milton Hatoum

0

No sábado, 24 de maio, a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) promoveu mais uma edição do programa Viagem Gastronômica. A ideia da oficina é relacionar a literatura com gastronomia. Ao longo do programa, os presentes leem trechos de uma obra e escutam comentários das tutoras Dolores Freixa e Solange Botura.

Em maio, a BVL analisou o livro Dois irmãos, de Milton Hatoum. O romance narra os desafetos e conflitos de uma família de imigrantes libaneses, os pratos que lembram os aromas do Oriente e os costumes alimentares do Norte do Brasil. E no fim, deu dicas de como preparar as receitas caldo de lentilha, tabule e pudim de tapioca com coco, iguarias que os participantes degustaram ao fim da atividade.

O programa começou com Dolores falando de uma ponte entre o Brasil e o Oriente. Ela acredita que o romance tem um tom memorialista e usa muitas vezes da narrativa oral, algo típico de imigrantes que deixam a sua terra e passam a contar histórias e lembranças de lá. Na sequência, ela analisou cada um dos personagens principais, quais as suas características e a relação deles com a comida.

Entre os personagens principais estão Halim (pai), Zana (mãe), Yaqub (filho mais velho, dos gêmeos), Omar (caçula, dos gêmeos), Rânia (filha), Domingas (empregada) e Nael (filho da empregada, o narrador).

Um dos mais curiosos é Galib, um cozinheiro de mão cheia que é dono do restaurante Biblos, que fica perto do Porto de Manaus. O espaço é frequentado por libaneses, como ele, mas também por sírios e judeus marroquinos. O personagem é a síntese da influência estrangeira no país. Isso se dá em vários momentos, inclusive na mistura das comidas do norte do país com a tradição árabe, que traz uma coleção única de temperos e sabores.

Ficou curioso para saber mais? A BVL tem o livro disponível para empréstimo. Para reservar, é só acessar o nosso catálogo. Quer saber como são as receitas do Viagem Gastronômica? Baixe este PDF e tente fazer os pratos em casa. Depois conta como foi aqui nos comentários!

Veja fotos da atividade —>

 

Compartilhe

Deixe um Comentário

nove − nove =