Viagem Gastronômica de dezembro

0

Neste sábado, 3 de dezembro, a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) promoveu um encontro especial que mistura gastronomia e literatura no programa Viagem Gastronômica. O tema deste mês é João Guimarães Rosa e a ideia é mostrar um pouco das comidas que aparecem em sua obra. O programa celebra o autor mineiro devido a duas efemérides: Sagarana, comemora 70 anos; Corpo de Baile e Grande Sertão: Veredas, 60 anos.

No começo, a tutora Dolores Freixa contou um pouco da biografia do autor, fez a leitura de trechos de seus livros, mostrou a importância da comida na cultura mineira, apontou frutos e árvores que são marcantes no Cerrado, apontou como as influências indígenas e africanas tornaram a comida mineira tão especial e disse que as “palavras do escritor têm uma força poética, romântica e doce, assim como a gastronomia daquela região”.

Enquanto Dolores falava das obras e da parte histórica, a outra tutora, Solange Botura, mostrava dicas de como preparar os pratos e onde conseguir os ingredientes para fazer as receitas. Lá na hora, mostrou como preparar os pratos canjiquinha com costelinha de porco, doce de mamão, doce de goiaba e bom-bocado de mandioca, receitas típicas de uma boa ‘quitanda’ de Minas Gerais. “A gente já traz algumas coisas prontas, mas é sempre bom finalizar aqui na biblioteca para que o público sinta o cheiro dos pratos”, disse

Um dos participantes, Bruno Carneiro, 39 anos, adorou a iniciativa. Ele já veio na biblioteca em outras oportunidades, mas foi a primeira vez que participou do Viagem Gastronômica. “Realmente gostei muito do evento. O trabalho que vocês fazem é muito bonito. A ideia é sensacional”, finalizou.

Compartilhe

Deixe um Comentário

dezesseis − 4 =