A Biblioteca

  • A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é um lugar singular. Além de oferecer livros para empréstimo e ambientes para estudo, como toda biblioteca, a BVL é também uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão.

    Ocupando área de quatro mil metros quadrados dentro do Parque Villa-Lobos (baixe aqui as plantas), zona oeste da capital paulistana, a BVL prepara, todos os meses, programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse para todos os públicos. Acontecem contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores.

    O acervo, constantemente atualizado, tem foco na literatura e um olhar também para questões ambientais. É formado por livros, revistas, jornais, livros eletrônicos, audiolivros, HQs, DVDs e CDs, além de livros em braille e falados, voltados para pessoas com deficiência. Conheça a Política de Desenvolvimento de Coleções da BVL.

    Aliás, a BVL é um ambiente inclusivo e acessível. Possui diversos aparelhos de tecnologia assistiva, como folheador de páginas, mesa ergonômica, leitora autônoma, reprodutor de áudio, régua braille, teclado e mouse adaptados, computadores com leitor de tela, mouse e teclado adaptados.

    Outro diferencial está no atendimento. A BVL é uma biblioteca de e para pessoas, portanto todos os funcionários estão aptos a oferecer atendimento humanizado, individualizado, centrado nas características do público e próximo à comunidade.

    O espaço conta ainda com salas de criatividade; sala de jogos eletrônicos; ludoteca; espaço para os visitantes lerem com tranquilidade; computadores com acesso à internet; deck, com vista para o parque.

    Isto é uma biblioteca viva, um espaço público e dinâmico que, junto ao Governo do Estado de São Paulo, às Secretarias da Cultura e do Meio Ambiente e à organização social SP Leituras, trabalha a inclusão social por meio da leitura, promovendo e incentivando assim o prazer de ler para todos os cidadãos, de todas as faixas etárias.

     

    A BVL em números

    dados-bvl-2016-bvl-vale-este

     

     

  • Sueli Motta – Diretora

    João Conde – Gerente Operacional

    Genésio Manoel e Silva – Gerente de Programação e Produção Cultural

    Maria Eulália Borges – Coordenadora de Serviço Social

    João Gabriel dos Santos – Coordenador de Atendimento

    Celso Gustavo da Silva – Líder de Atendimento

    Fabio Diorato Santana – Líder de Atendimento

    Jonathan Ferreira dos Santos – Líder de Atendimento

    Rodrigo Santos de Oliveira – Líder de Atendimento

    Samella da Silva Marinho – Líder de Atendimento

    Wellington da Silva Custodio – Líder de Atendimento

     

  • CADERNOS DE PRÁTICAS DO SISEB

    O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB) passa a oferecer a todas as bibliotecas seu Cadernos de Práticas. Trata-se de programas desenvolvidos pelas bibliotecas do Sistema.

    Ao compilar tais iniciativas, a ideia é que mais bibliotecas possam assim conhecer, avaliar, reproduzir, implantar e, conforme a necessidade individual, adaptar essas experiências, sempre visando a democratização e compartilhamento do acesso à informação, ao livro e à leitura.

    Para baixar, clique nos arquivos abaixo:

    1. Política de Desenvolvimento de Coleção

     

    PRÁTICAS DA BIBLIOTECA DE SÃO PAULO

    Aqui, você vai encontrar informações sobre alguns dos programas e trabalhos desenvolvidos pela Biblioteca de São Paulo (BSP), que obtiveram resultados internos e retorno da comunidade. Cada caderno explica como é a prática, como surgiu, em que se fundamenta, o que é preciso para aplicá-la e como avaliar.

     

    Para baixar, clique nos arquivos abaixo:

    1. Hora do Conto
    2. Brincando e Aprendendo
    3. Pintando o 7
    4. Lê no Ninho
    5. Clube de Leitura
    6. Luau BSP
    7. Segundas Intenções
    8. Sarau
    9. Tecnologia Dia a Dia
    10. Domingo no Parque
    11. Jogos para Todos
    12. Leitura ao Pé do Ouvido
    13. Jogos Sensoriais
    14. Serviços de Extensão
    15. Ação Educativa
    16. Agenda Cidadã
    17. Gibiteca

     

  • Os editais de contratação da Biblioteca Parque Villa-Lobos são divulgadas no site da SP Leituras.

    Confira o regulamento de compras da SP Leituras em PDF no link.