Shakespeare é o homenageado de abril na Biblioteca Parque Villa-Lobos

0

A Biblioteca Parque Villa-Lobos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, oferece uma série de atividades especiais e gratuitas ao longo de todo o mês de abril, em comemoração aos 400 anos da morte de William Shakespeare – considerado um dos maiores escritores ingleses e um dos dramaturgos mais influentes do mundo ocidental. Confira as atrações:

 

A Oficina de Leitura será aos sábados, entre os dias 9/4 e 1/5, das 14h30 às 17h30 e oferecerá aos participantes uma leitura analítica do texto teatral de Hamlet, além de um breve estudo do autor e de sua época. Ao final, haverá leitura pública para os visitantes da biblioteca. A oficina será ministrada por Marcos Damigo, ator, autor, preparador corporal, diretor e produtor de teatro. Para participar, é preciso enviar uma carta de interesse, com no máximo 15 linhas, para o email agenda@bvl.org.br, até o dia 4/4.

 

A Oficina Entre Textos, realizada às quintas-feiras, das 15h30 às 17h, trabalhará sonetos de Shakespeare durante todo o mês.

 

Para as crianças, a Hora do Conto terá especiais com obras de Shakespeare, com Romeu e Julieta (8), Rei Lear (22) e Sonho de uma Noite de Verão (29), às sextas-feiras, 15h. no sábado, 23, às 16h, a Hora do Conto será sobre A Megera Domada, com o grupo Agrupamento Teatral.

 

Ainda na programação infantil, às quartas-feiras, às 10h30, o Pintando o 7 terá produção de máscara teatral (6/4) e criação de quadrinhos (27/4), sempre inspiradas nas obras de Shakespeare. Também às quartas-feiras, a partir das 15h, o Brincando e Aprendendo traz, nos dias 13 e 20/4, caça palavras e jogo da memória com referência às obras do autor e, no dia 27/4, criação de poema em pergaminho.

 

Na quinta-feira, 21/4, a Cia. Canto Circo & Teatro apresenta Shakespirando, às 16h. O espetáculo conta a vida, a obra e o legado de William Shakespeare a partir da visão dos palhaços Cuíca e Batatinha.

 

Nos dias 1, 15 e 22/4, o Leitura ao Pé do Ouvido traz “Mortos de Fama: William Shakespeare e seus atos dramáticos”, Obras de Shakespeare contadas por Geraldine McCaughrean e “Soneto de Shakespeare – Faça você mesmo

 

O Luau BVL, realizado às quintas-feiras, das 14h às 15h, terá especiais sobre Shakespeare nos dias 7, 14 e 28/4. Já na sexta-feira, 29, o Clube da Leitura será sobre A Megera Domada, às 15h30.

 

A BVL oferece ainda outras atividades, envolvendo outros temas. Para a programação completa, acesse o site oficial: www.bvl.org.br

 

Programação especial 400 anos William Shakespeare

 

ESPETÁCULO: SHAKESPIRANDO

Shakespirando é um espetáculo popular que conta sobre a vida, a obra e o legado de William Shakespeare pela visão de dois palhaços. Como escritor, Shakespeare produziu tragédias, comédias e dramas históricos e algumas são contadas pelos palhaços Cuíca e Batatinha. Entre elas: Hamlet, O Mercador de Veneza, Romeu e Julieta e Henrique V.

  • Quinta-feira, 21, às 16 horas.

Com Cia. Canta Circo & Teatro. Não é necessário inscrição.

 

OFICINA DE LEITURA – HAMLET

Hamlet é considerado por muitos estudiosos uma das obras mais importantes da dramaturgia mundial; bem como seu personagem-título um dos mais emblemáticos de Shakespeare, tema de incontáveis análises, montagens e versões cinematográficas. A proposta da oficina é estudar o texto em conjunto com os participantes, utilizando recursos de análise de um texto teatral, além de um breve estudo do autor e da época e um recorte da imensa literatura que se debruça sobre a obra. No último encontro os participantes irão realizar uma leitura pública para os visitantes da biblioteca. Os participantes serão selecionados através de uma carta de interesse (máximo 15 linhas) que deve ser enviado para o e-mail agenda@bvl.org.br até o dia 4 de abril.

  • Sábados e Domingos, do dia 9/4 ao dia 1º/5, das 14h30h às 17h30.

Com Marcos Damigo. A partir de 16 anos.

 

HORA DO CONTO

Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário inscrição.

  • Sextas-feiras, às 15 horas.

8/4 – Romeu e Julieta, de William Shakespeare.

22/4 – Rei Lear, de William Shakespeare.

29/4 – Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare.

Com equipe BVL.

 

  • Sábados e domingos, às 16 horas.

23/4 – A megera domada, de William Shakespeare. Com Agrupamento Teatral.

PINTANDO O 7

Atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspiradas em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

  • Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30.

6/4 – Monte sua máscara teatral, inspirado em personagens de William Shakespeare.

27/4 – A partir de histórias de William Shakespeare, crie quadrinhos.

 

BRINCANDO E APRENDENDO

Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

  • Quartas-feiras, das 15h às 16 horas.

13 e 20 – Caça-palavras e jogo da memória com referência às obras de Shakespeare.

27 – Crie um poema no pergaminho, inspirado nas obras de Shakespeare.

 

CLUBE DE LEITURA

Todos os meses a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.  Com equipe BVL. Não é necessário inscrição.

A Megera Domada, de William Shakespeare.

  • Sexta-feira, 29, das 15h30 às 17 horas.

 

LUAU BVL

O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações artísticas. Em abril, o programa faz uma homenagem a William Skakespeare. A partir de 13 anos. Com equipe BVL. Não é necessário inscrição.

  • Quintas-feiras, das 14h às 15 horas.

7 – Will, will, will, Shakespeare na área: vida do autor.

14 – Chore, ria e se comova: As tragédias, comédias e dramas de Shakespeare.

21 – Não haverá atividade.

28 – Legado e influências: As “pirações” a partir das obras de Shakespeare.

 

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO

Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Com equipe BVL. Não é necessário inscrição.

  • Sextas-feiras, das 16h30 às 17 horas.

1 – Mortos de Fama: William Shakespeare e seus atos dramáticos, de Andrew Donkin.

15 – Obras de Shakespeare recontadas por Geraldine McCaughrean.

22 – Soneto de Shakespeare – Faça você mesmo, autores diversos.

 

OFICINA – ENTRE TEXTOS

Atividade de construção literária coletiva, em que o participante é convidado a explorar a estrutura do texto e assim tornar-se um leitor crítico. A oficina irá trabalhar os sonetos de Shakespeare. Com equipe BVL. Não é necessário inscrição.

  • Quintas-feiras, das 15h30 às 17 horas. No dia 21 não haverá atividade.

 

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 ou Avenida Queiróz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros.

Telefone: (11) 3024-2500.

De terça a domingo, das 9h30 às 18h30

* Local com acessibilidade para deficientes com estrutura de locomoção, informativas, de conteúdo, programação, tecnológica e a disponibilização de profissionais capacitados para inclusão de pessoas com deficiências aos espaços.

 

Informações à Imprensa

Gabriela Carvalho – gabrielacarvalho@sp.gov.br – (11) 3339-8070

Gisele Turteltaub – gisele@sp.gov.br – (11) 3339-8162

Compartilhe

Deixe um Comentário

três + 19 =