Sabe qual país tem mais bibliotecas?

0

A República Tcheca é o país europeu com mais bibliotecas por número de habitante – 1 a cada 1.971 pessoas, ou pelo menos 4 bibliotecas para cada 10 mil pessoas. Essa relação é quatro vezes maior se comparada com a média do resto do continente, de acordo com o The New York Times. Os EUA, por exemplo, possuem 1 para cada 19.583 pessoas e o Brasil, 1 para cada 33 mil (dados de 2014).

O motivo é que na República Tcheca foi aprovada uma lei (em 1919, quando ainda era Tchecoslováquia) que obrigava todas as localidades, fossem grandes cidades ou pequenos vilarejos, a ter pelo menos uma biblioteca. A regulamentação foi introduzida como forma de favorecer a alfabetização e o uso do idioma tcheco nas escolas, uma vez que até a independência do Império Austro-húngaro, ocorrida em 1918, falava-se alemão no país.

Entretanto, a lei foi revogada em 2001, por questões orçamentárias. De lá para cá, 11% das bibliotecas da República Tcheca fecharam (eram 6.019) ou foram absorvidas por outras. Mesmo assim, as que permaneceram continuam sendo muito frequentadas e utilizadas até para eventos e outras atividades, como eleições, mostras de arte, cursos e clubes de leitura.

Fonte: Il Post.

Compartilhe

Deixe um Comentário

4 + 15 =