Programação de abertura BVL

0

Neste sábado, 20 de dezembro, a Biblioteca Parque Villa-Lobos abre oficialmente as portas para todo o público!

Confira a programação para o fim de semana:

 

20/12/2014, sábado

Horários sujeitos a alteração.

 

 

Ação externa

 

  • 9 às 16 horas

Atividades no Parque Villa-Lobos

Cinco tendas espalhadas no entorno da biblioteca, com ações de mediação de leitura, produção de estandarte, divulgação das atividades para dentro da BVL e cortejo para o cerimonial na biblioteca.

 

  • 9 às 16 horas

Distinto público

Três palhaços conduzindo triciclos com banners do evento chamarão a atenção do público em locais distantes da biblioteca, dentro do Parque Villa-Lobos.

 

 

Ação interna

 

Programação dentro da BVL

 

  • 10 às 10h30

Cerimônia de abertura

Mestre de cerimônia: Rogério Augusto Cortês.

 

  • 10h30 às 10h50

Apresentação da Banda Paralela.

 

  • 10h30 às 16 horas

Ações no hall de entrada e piso térreo da biblioteca ao longo dia

Distribuição de bexigas (biodegradável)

Distribuição de marcador de livro (material reciclável)

Scrapbook (mural) (para os visitantes deixarem uma mensagem para a BVL)

 

  • 10 às 19 horas

Exposição Caderno de Artista

Obras do desenhista, pintor e escultor Rubens Matuck.

Curadoria de Rosely Nakagawa.

 

  • 10h30 às 18 horas

Leitura ao Pé do Ouvido

Mediação intimista de leitura que sugere autores, títulos e temas aos frequentadores da biblioteca.

Local: 1º e 2º andar. Com equipe BVL e Fabio Lisboa.

 

  • 10h30 às 15h30

Sessões do programa Bebelê

As crianças com idade entre 6 meses e 3 anos, tem seu espaço garantido na BVL. O programa Bebelê apresenta aos pequenos diversas experiências divertidas com livros. Mas os pais também têm participação importante nesse evento. Afinal, são eles que darão continuidade a essa experiência, e ajudarão a criar novos leitores no futuro.

Local: piso térreo. Com equipe BVL.

 

  • 10h30 às 16h30

Tabuleiro de jogos

O coletivo Caravana Lúdica produz de forma sustentável réplicas de jogos de tabuleiro de diversas partes do mundo e de diferentes épocas. São jogos educativos que trabalham o raciocínio lógico e a coordenação motora, além de ser um suporte lúdico para o desenvolvimento social, cultural e uma troca de experiências entre as gerações.

Local: deck infantil. Com Caravana Lúdica.

 

  • 10h30 às 17 horas

Jogos Sensoriais

Uma maneira inusitada e divertida de estimular as habilidades sensoriais e a memória de pessoas. Jogos e brincadeiras são feitas com o auxílio de equipe especializada, com um diferencial: a experiência de jogar sem enxergar as peças, ou os movimentos do adversário. O programa é aberto para pessoas com ou sem deficiência.

Local: 1º andar. Com equipe BVL.

 

  • 10h30 às 18h30

Jogos de videogame

Alguns dos mais populares jogos de videogame que, além de promover a diversão, também estimulam a interatividade entre os visitantes. Dança, esporte, estratégia e muito mais estarão à disposição dos participantes, que aproveitarão os games ao longo do dia. Conheça também o acervo de jogos.

Local: Sala Criatividade 4.

 

  • 10h30 às 18h30

Produção audiovisual

Descubra técnicas simples e divertidas de se criar animação: Stop motion, pixelation e flipbook.

Local: Sala Criatividade 5. Com Estação Animação.

 

  • 11h30 às 12h30

Segundas Intenções

Bate-papo com a escritora Ruth Rocha.

Mediação de Adriana Couto.

Com interpretação em Libras.

Local: Oca.

 

  • 13h30 às 16 horas

Oficina de criação e contação de histórias para a construção coletiva da Oca

A oficina consiste na construção conjunta e coletiva de histórias, enquanto a Oca, no interior da biblioteca, vai sendo revestida. O barbante é o elemento que une as partes da história, criada pelo público. O constante fazer e refazer da Oca possibilita ao participante visualizar a linha que vai unindo, transformando e refazendo narrativas a partir da interação de cada um.

Local: Oca. Com João Galera e Júlia Malta.

 

  • 13h30 às 14h30

Oficina de poesia: O despertar do poeta interior

De forma dinâmica, o jovem poeta Jonas Worcman propõe algumas atividades onde são explorados o universo da palavra. A intenção é que o participante, tendo entendido o mundo da poesia, a use para se expressar sobre um assunto, descobrir a si mesmo ou apenas fazer um agrado. Dessa experiência será criado um poema de forma coletiva. Com interpretação em Libras.

Local: 1º andar.

 

  • 14 às 15h30

Oficina Caderno de Viagem

Com visita guiada à exposição de Rubens Matuck, seguida de um passeio pelo parque, onde os participantes irão coletar sementes e produzir um caderno de desenhos inspirados em espécies encontradas no local, e finalizando com um piquenique coletivo, a atividade despertará nos participantes novas percepções sobre o ambiente, a integração com outras pessoas e as inúmeras possibilidades de fazer arte.

Local: Sala Criatividade 1.

 

  • 14 às 16 horas

Vivência Cultura Urbana – Grafite.

O grafiteiro Evol, integrante do coletivo Terceiro Mundo, que é coordenado por Binho Ribeiro, proporcionará aos participantes vivência da cultura urbana ligada ao hip-hop. Os interessados poderão conhecer um pouco mais sobre esse universo participando de criação em grafite.

Local: deck-lanchonete.

 

  • 14h30 às 16 horas

Viagem Gastronômica

A viagem será através do conto Substância, do livro Primeiras estórias, no qual Guimarães Rosa aborda o polvilho e suas fases de preparo, desde a mandioca crua ralada até a secagem. Ao final, os participantes terão a oportunidade de degustar um dos mais apreciados quitutes brasileiros: o pão de queijo.

Local: Sala Criatividade 3. Com Maria Helena Caldas.

 

 

  • 16 às 16h50

Espetáculo Bichos do Mundo, com a Banda Strombólica e bonecos do Pia Fraus

Espetáculo musical ilustrado por bonecos e números circenses em que as canções passam pelos mais variados estilos, desde rock até o frevo, e contam histórias de diversos animais, como pinguins, tubarões, macacos, bichos grandes, pequenos, carnívoros, vegetarianos, de hábitos noturnos, diurnos e muitos outros.

Local: auditório.

 

  • 17h30 às 18h30

Oficina de poesia: O despertar do poeta interior

De forma dinâmica, o jovem poeta Jonas Worcman propõe algumas atividades onde são explorados o universo da palavra. A intenção é que o participante tendo entendido o mundo da poesia a use para se expressar sobre um assunto, descobrir a si mesmo ou apenas fazer um agrado. Dessa experiência será criado um poema de forma coletiva.

Local: 1º andar.

 

  • 18h às 18h30

Hora do Conto

O mediador irá realizar contação de histórias, incentivando o visitante a conhecer um pouco do acervo da BVL e do vasto mundo da literatura.

Local: piso térreo. Com Fabio Lisboa.

 

 

21/12/2014, domingo

 

 

  • 9 às 16 horas

Domingo no Parque

Espaço de leitura e sessões de contação de histórias.

Local: Parque Villa-Lobos.

 

  • 10 às 17 horas

Anfitriões, com o Clã-Estúdio das Artes Cômicas.

Ouvir, contar e explorar – as Bachianas Brasileiras em uma experiência. Recepção dos frequentadores e mediação com o espaço da biblioteca.

 

  • 10 às 18 horas

Jogos de videogame

Alguns dos mais populares jogos de videogame que, além de promover a diversão, também estimulam a interatividade entre os visitantes. Dança, esporte, estratégia e muito mais estarão à disposição dos participantes, que aproveitarão os games ao longo do dia. Conheça também o acervo de jogos.

Local: Sala Criatividade 4.

 

  • 10h30 às 15h30

Leitura ao Pé do Ouvido

Mediação intimista de leitura que sugere autores, títulos e temas aos frequentadores da biblioteca ao longo dia.

Locais: 1º e 2º andar. Com Fabio Lisboa.

 

  • 11 às 18 horas

Especial: Mostra Ecofalante

Ao longo do dia, um vídeo especial apresentará vinhetas de trechos de filmes produzidos em diversos países, que abordam a educação ambiental e incentivam os espectadores a repensarem seus próprios hábitos e rever a relação com o planeta.

Local: Sala Criatividade 5.

 

  • 13 às 16 horas

Jogo de xadrez

Um dos jogos mais tradicionais do mundo estará na BVL. Os visitantes terão acesso à uma oficina de xadrez para iniciantes e pessoas com deficiência visual – com tabuleiros adaptados – e dicas sobre o jogo, dadas por árbitro internacional.

Local: piso térreo. Com Mauro Amaral.

 

  • 16 às 16h50

Hora do Conto

Cris Miguel encarna a figura da princesa Noor Inayat Khan – indiana, filha de um mestre sufi, que escrevia e contava histórias para crianças – para relembrar belas fábulas da tradição oral. Com teatro de papel, bonecos e instrumentos musicais de origem oriental, os contos trazem de forma divertida e comovente valores como o respeito, a harmonia e a beleza no caminho da busca da verdade.

Com interpretação em libras.

Local: Oca. Com Cris Miguel, da Cia. Ópera na Mala.

Compartilhe

Deixe um Comentário

seis − quatro =