BVL promove a exposição Vilanova Artigas – A mão livre do vovô

5

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) promove a exposição Vilanova Artigas – A mão livre do vovô que celebra o centenário de nascimento do arquiteto, um dos mais importantes do país. A exposição acontece entre os dias 18 de julho e 25 de outubro e tem um recorte diferente: nela serão expostos desenhos que o arquiteto fez para seus netos. A exposição é uma iniciativa da Biblioteca Parque Villa-Lobos em parceria com o Museu da Casa Brasileira (MCB), que também dedica um painel expositivo sobre o arquiteto. A abertura da exposição na BVL está programada para as 12 horas.

Os desenhos da exposição são feitos em papéis simples ou de rascunho, com lápis de cor, canetas hidrográficas e esferográficas, muitos deles, inclusive, com intervenções das crianças. A ideia da BVL é explorar o tema pela relação lúdica avôs com netos.

Por isso, além da mostra a biblioteca promove diversas atividades paralelas que dialogam com a obra dele. Uma delas será um bate-papo no programa permanente Segundas Intenções, que traz os escritores Michel Gorski e Silvia Zatz. Eles são autores do livro A mão livre do vovô (Editora Terceiro Nome), que traz impressas algumas das imagens presentes na mostra. A atividade vai ser realizada no dia 18 de julho, às 10h30.

No encontro, os escritores vão falar sobre como foi o processo de edição e de criação do livro, além de comentar sobre suas carreiras e referências literárias. Eles mantêm uma parceria de quase 10 anos e já publicaram os livros Por um triz, Irerê da Silva e O soprador.

Ainda no dia de lançamento da exposição, 18, a biblioteca promove uma Visita Guiada com Rosa Artigas, filha do arquiteto, às 13 horas. Outra atração é a contação de histórias A mão livre do vovô, com a Kiara Terra, às 16 horas, que também ministra a Oficina – Tempo presente. A ideia da oficina é despertar em avós a percepção da importância e beleza de suas histórias vividas. A atividade vai ser realizada às 14 horas.

No domingo, 19, a Companhia Arte Negus realiza outra contação de histórias baseadas no lado lúdico da obra de Artigas, às 16 horas.

Ainda em julho, o programa permanente Pintando o 7 traz atividades paralelas nos dias 22 e 29. A ideia é a criação de desenhos inspirados nas imagens do arquiteto paulista e explorar a relação de infância e de maturidade. As atividades acontecem às 11 horas e são indicadas para crianças a partir de 7 anos.

Encerrando as atividades comemorativas, no sábado, dia 25, A Cia Arte Negus realiza a oficina Conta vô, Conta vô!, destinada a avós e responsáveis. A atividade propõe dicas para manter a atenção das crianças durante o contar de uma história, através da oralidade ou com o uso de livros. O objetivo é proporcionar uma experiência afetiva com momento de descontração entre avós e netos.

A programação paralela da BVL vai até outubro, quando se encerra a mostra.

Entre os destaques, oficinas para criação de livros e zines e diversas atividades em programas como o Pintando o 7 e Hora do Conto. Todas atividades tem um viés de explorar a relação avô e neto. Confira mais informações na tabela abaixo.

 

Sobre Villanova Artigas

Nascido em Curitiba em 23 de junho de 1915 e radicado em São Paulo, João Batista Vilanova Artigas deixou a sua marca em grandes obras, em cerca de 700 projetos que executou durante sua carreira. Entre os exemplos estão o Edifício Louveira, no bairro de Higienópolis; o Estádio do São Paulo Futebol Clube no bairro do Morumbi e o prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

Sua obra foi duas vezes premiada internacionalmente com o Prêmio Jean Tschumi em 1972 e Prêmio Auguste Perret, em 1985. Sua maneira de projetar segue influenciando arquitetos até hoje e por isso foi reconhecida, por alguns críticos, como uma verdadeira escola, a chamada Escola Paulista. O arquiteto faleceu em janeiro de 1985.

Outros equipamentos culturais da cidade também celebram o centenário de Artigas. O Itaú Cultural promove o lançamento de dois livros e um filme sobre o arquiteto, além da Ocupação Vilanova Artigas, que discute a sua vida, obra e a arquitetura contemporânea.

Já o Museu da Casa Brasileira conta com um painel expositivo com uma seleção de desenhos originais e brinquedos de papel que o arquiteto fazia como diversão para os netos.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DA EXPOSIÇÃO

 

Sábado, 18 de julho – Abertura

Horário Atividade
10h30 às 12h Segundas IntençõesBate-papo com Michel Gorski e Sílvia ZatzMediação de Manuel da Costa Pinto.
12h Abertura da exposição.
13h Visita guiada com Rosa Artigas, filha do arquiteto.
14 horas Oficina – Tempo presenteMétodo de narração interativa que pretende despertar em avós ou responsáveis e as crianças a percepção da importância e beleza de suas histórias vividas. A palavra é o elemento de conexão através do qual partilhamos nossas sensações e descobertas.Com Kiara Terra.
16 horas Hora do Conto:A mão livre do vovô, inspirado no livro Michel Gorski e Sílvia Zatz.Com Kiara Terra.

 

Julho

Dia Atividade
Domingo, 19às 16h Hora do Conto – De avó para neto.Com Cia. Arte Negus.
De terça a sextadas 10h30 às 18h
Atividades espontâneas relacionadas ao tema desenvolvidas pela Ação Educativa da BVL.
Quartas, 22 e 29das 11h às 12h30 Pintando o SeteCriação de desenhos partindo das ilustrações feitas por Vilanova Artigas.
Com equipe BVL. 
Sábado, 25das 15 às 16h Oficina – Conta vô, Conta vô!Para avós ou responsável. A atividade propõe dicas para manter a atenção das crianças durante o contar de uma história, através da oralidade ou com o uso de livros. Características como “criar expectativa”, “antever os acontecimentos”, “dramatizar voz de personagens”, “explorar detalhes da história e/ou ilustração”, “incentivar a interpretação do texto” e “uso de efeitos sonoros”, serão explorados nessa oficina. O objetivo é proporcionar uma experiência afetiva com momento de descontração entre avós e netos.
Com Arte Negus.

 

Agosto

Dia Atividade
De terça a sextadas 10h30 às 18 horas. Atividades espontâneas relacionadas ao tema, desenvolvidas pela Ação Educativa da BVL.
Sábado, 1º,das 13h30 às 16h Oficina – Zine em criação
Atividade dividida em três momentos, sendo contação de história a partir dos desenhos da exposição. Colagem de desenho para criação de imagens, a proposta é que, sejam reproduzidas imagens significativas dos avós ou responsável, filhos ou netos. Finalizando com a confecção de um zine, em que os desenhos e as colagens serão ponto de partida para a criação de uma história.Com João Galera e Júlia Malta.
Domingo, 9, às 16h Hora do Conto – De avó para netoCom Cia. Arte Negus.
Quarta-feira, 12das 15 às 16h Brincando e AprendendoPrograma que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas, abordando o tema da exposição.
Com equipe BVL.
Sábado, 15das 14 às 16h
Oficina – Fazendo um livro com vovô
A atividade tem o objetivo de confeccionar um pequeno livro através de experimentações gráficas, resultando em um processo criativo entre avô ou responsável e a criança. A proposta é que os avós auxiliem a criança no processo de montagem do livro. Para cada imagem criada será estimulada a produção de um texto.Com Thiago Lopes, do Estúdio Kiwi, autor do projeto gráfico do livro A mão livre do vovô. 
Quarta-feira, 26Das 11h às 12h30 Pintando o SeteAtividades de artes plásticas direcionadas ao tema, visando o desenvolvimento artístico e intelectual dos participantes.
Com equipe BVL.

 

Setembro

Dia Atividade
De terça a sextadas 10h30 às 18h Atividades espontâneas relacionadas ao tema, desenvolvidas pela Ação Educativa da BVL.
Sábado, 5das 14 às 16h Oficina – Fazendo um livro com vovôA atividade tem o objetivo de confeccionar um pequeno livro através de experimentações gráficas, resultando em um processo criativo entre avô ou responsável e a criança. A proposta é que os avós auxiliem a criança no processo de montagem do livro. Para cada imagem criada será estimulada a produção de um texto. Com Thiago Lopes (do Estúdio Kiwi, autor do projeto gráfico do livro A mão livre do vovô) 
Quarta-feira, 16,das 15 às 16h Brincando e AprendendoPrograma que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas, abordando o tema da exposição.
Com equipe BVL. 
Sábado, 19,das 15 às 16h Oficina: Mostre a sua visãoA atividade que promove a integração entre crianças e seus avós ou responsável, destinada a produzir material imagético (desenhos, pinturas entre outros) para a Hora do Conto que será realizada logo após a oficina.
Com Arte Negus.
Sábado, 19às 16h Hora do Conto: Imagens e histórias – Uma coisa feita por nós
Com Arte Negus.
Sábado, 26, às 16h Hora do Conto.Com grupo Mãos de Fada.Contação de histórias em Libras com interpretação para o português. 
Quarta-feira, 30das 11h às 12h30 Pintando o SeteAtividades de artes plásticas direcionadas ao tema, visando o desenvolvimento artístico e intelectual dos participantes.Com equipe BVL.

 

Outubro

Dia Atividade
De terça a sextadas 10h30 às 18h Atividades espontâneas relacionadas ao tema, desenvolvidas pela Ação Educativa da BVL.
Sábado, 3/10das 15 às 16h Oficina de retratos: o dia que inventei meus avósA atividade propõe que avós ou responsável, fotografem os seus netos e vice-versa. Dos registros nascem observações e trocas de olhares sobre a ligação entre cada um deles. Semelhanças, diferenças e, sobretudo a percepção de como eles se percebem. Após os registros fotográficos, os retratos serão projetados na parede para a criação de novas e significativas imagens.
Com Kiara Terra.
Quarta-feira, 7das 15 às 16h Brincando e Aprendendo.Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas, abordando o tema da exposição.
Com equipe BVL 
Quarta-feira, 21,das 11 às 12h30 Pintando o SeteAtividades de artes plásticas direcionadas ao tema, visando o desenvolvimento artístico e intelectual dos participantes.
Com equipe BVL.
Sábado, 24 às 16h Hora do Conto: A mão livre do vovô, inspirado no livro de Michel Gorski e Sílvia Zatz.Com Kiara Terra.

 

Biblioteca Parque Villa-Lobos

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é um lugar singular. Além de oferecer livros para empréstimo e ambientes para estudo, como toda biblioteca, a BVL é também uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão. Ocupando área de quatro mil metros quadrados dentro do Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital paulistana, a BVL monta, todos os meses, programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse para todos os públicos. Acontecem contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores. Confira mais sobre a programação no site oficial: http://bvl.org.br

 

Serviço:

Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos

Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros

Telefone: (11) 3024-2500.

Funcionamento: de terça a domingo, das 10 às 19 horas.

Compartilhe

5 Comentários

  1. Pingback: Oficina: mostre sua visão

  2. Pingback: Oficina: zine em jogo | Biblioteca de São Paulo

  3. Pingback: Oficina: Fazendo um livro com o vovô | Biblioteca de São Paulo

  4. MUITO BOA A PROGRAMAÇÃO DA BIBLIOTECA NO PARQUE VILLA-LOBOS PARA O FIM DE SEMANA.

    PRECISO SABER – QUAL A FORMA MAIS FACIL DE CHEGAR AÍ? EXISTE PROGRAMADA UMA VAN OU UMA CONDUÇÃO BOA,

    PARA PESSOAS IDOSAS E CRIANÇAS PARA PARTICIPAR DA PROGRAMAÇÃO ?

Deixe um Comentário

6 + dezoito =