Jovens participam de oficina de jornalismo

0

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bartolomeu Lourenço de Gusmão, na Zona Leste, e outros jovens interessados em jornalismo participaram nos dias 23 e 24 de fevereiro da Oficina Espalhafatos de Texto, na Biblioteca Parque Villa-Lobos. Conduzida pelo editor e jornalista João Varella, da Lote 42, eles puderam rememorar noções básicas de jornalismo ensinadas na primeira oficina, que foi realizada no final de 2015.

Na ocasião, aprenderam o que é lide – no jargão jornalístico, o primeiro parágrafo do texto e o que traz as informações mais importantes –, legenda, título e por aí vai. Depois de repassarem esses conceitos, os participantes foram pesquisar na internet sobre Felipe Sali, o brasileiro que tem mais de 350 mil visualizações na plataforma de publicação virtual Wattpad, mas ainda nenhum livro publicado. Depois de colherem material sobre Sali, que escreveu o sucesso Mais leve que o ar, eles formularam perguntas para uma entrevista o autor, que ocorreu no dia seguinte.

“É uma oportunidade única”, disse sobre a oficina o estudante Leonardo Barros da Silva, de 12 anos. Já Gustavo Reche da Silva, de 13 anos, morador da Vila Matilde, foi por conta própria. “Tenho facilidade para escrever redações e me interesso por jornalismo”, revelou.

Depois da animada coletiva no dia 24, os jovens voltaram para a frente das telas dos computadores e redigiram, cada um, uma versão do bate-papo. Uma compilação do trabalho será publicada na próxima edição do jornal Espalhafatos, publicação distribuída gratuitamente nas Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos.

Compartilhe

Deixe um Comentário

vinte − 14 =