Já ouviu falar do movimento maker?

0

Esta é uma tendência nas bibliotecas americanas. Esse movimento ajuda a formar makers, que, traduzindo do inglês para o português, são fazedores. Em outras palavras, pessoas que se percebem como capazes de realizar, criar e transformar. Gente que não tem medo de botar a mão na massa. No próximo dia 17 de outubro, às 15 horas, a BVL recebe a bibliotecária americana Leslie Preddy, que vai ministrar a Oficina Maker Movement: iniciação na arte do fazer.

Bem ao espírito dos fazedores, a oficina inclui desde circuitos elétricos a origamis de papel de reciclagem. O movimento maker tem raízes profundas nos Estados Unidos e rola faz um tempo. Como lembra reportagem do site da revista Exame, “os primeiros computadores pessoais – como o Apple I, construído por Steve Wozniak em 1976 – já eram trabalho de amadores apaixonados por eletrônica”. Por lá, existem até eventos dedicados à cultura do faça você mesmo, como a Maker Faire.

Ainda segundo a Exame, fatores como o software livre e o advento das impressoras 3D, que facilitaram a produção de peças e protótipos, deram fôlego extra para o movimento. Aqui no Brasil, iniciativas para difundir o maker movement vêm ganhando forma. É o caso do site Fazedores.

Além disso, um brasileiro, o professor Paulo Blikstein, da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, está por trás do Fablab@School, que introduz fablabs em escolas ao redor do globo. De acordo com a Revista Educação, trata-se de espaços preparados para desenvolver a criatividade e o empreendedorismo equipados com impressora 3D, cortadora a laser e instrumentos de robótica. Que tal se tornar um maker?

 

Oficina Maker Movement: iniciação na arte do fazer

Sábado, dia 17, às 15 horas.

Com Leslie Preddy. A partir de 10 anos.

Realização: Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo.

Inscrições até 15 de outubro. Enviar e-mail para agenda@bvl.org.br ou comparecer ao balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 10h30 às 18h30).

*Haverá tradução para o português.

Compartilhe

Deixe um Comentário

2 × dois =