Ignácio Loyola de Brandão na BVL

0

O convidado deste mês do programa Segundas Intenções é o escritor Ignácio de Loyola Brandão, autor de mais de 40 livros, em quase todos os gêneros literários, e ganhador de diversos prêmios literários, entre eles o Prêmio Jabuti, em 2000, pelo livro de contos O homem que odiava a segunda-feira, e em 2008, com O menino que vendia palavras. O encontro acontece no sábado, 19 de março, a partir das 15h.

Ignácio de Loyola atuou muitos anos como jornalista, passando pelo jornal Última Hora e pelas revistas Cláudia, Realidade e Vogue. Atualmente, é colunista de O Estado de S. Paulo.

É autor ainda de Zero, um dos principais romances brasileiros do século XX, publicado originalmente em 1974, na Itália. A publicação no Brasil sai no ano seguinte, mas em 1976 o Ministério da Justiça proíbe a circulação por considerar o texto não condizente com a moral e os bons costumes. O livro é liberado apenas em 1979.

Em 1981 publicou o romance Não verás país nenhum que, se lido com os olhos dos dias atuais, retrata uma São Paulo não muito diferente da cidade caótica de hoje. É autor ainda de O verde violentou o muro, sobre sua experiência em Berlim no início dos anos 80.

Seu livro mais recente intitula-se Os olhos cegos dos cavalos loucos e é um acerto de contas com o passado, uma história pessoal da infância do autor que marcou não só a sua vida como a de seu avô.

O encontro é gratuito, não precisa de inscrição e a mediação fica por conta do jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto.

 

Compartilhe

Deixe um Comentário

cinco × quatro =