Exposições sobre Hilda e Leminski

0

Aproveitando que no dia 14 de março comemora-se o Dia da Poesia, é possível visitar, em São Paulo, duas exposições de dois grandes expoentes da poesia brasileira: Hilda Hilst e Paulo Leminski.

A primeira, intitulada Ocupação Hilda Hilst, está sediada no Itaú Cultural, na Avenida Paulista, mostra o cotidiano da escritora por meio de notas nas agendas, registros de sonhos, desenhos e reflexões, e traz alguns dos originais manuscritos e datilografados para que o público possa manipulá-los.

O visitante percorre cinco núcleos, cuja referência são os livros Júbilo, Memória, Noviciado da paixão; Kadosh; A Obscena Senhora D; Com os meus olhos de cão; e O caderno rosa de Lori Lamby. Além disso, perguntas de Hilda – provocações e reflexões poéticas, um recurso marcante em sua literatura – pontuam a exposição.

Já a Caixa Cultural São Paulo apresenta a mostra Múltiplo Leminski, composta por mais de mil objetos originais, entre fotos, livros, pinturas, poesias, vídeos e filmes. O acervo da exposição é resultado de anos de pesquisa e catalogação de toda produção de Paulo Leminski e busca revelar a multiplicidade do artista, que atuava não só na poesia, mas também era músico, compositor, romancista, tradutor, ensaísta, judoca e publicitário.

A exposição sobre Hilda Hilst pode ser visitada até o dia 21 de abril, e a de Leminiski, até dia 3 de maio.

Compartilhe

Deixe um Comentário

três × quatro =