Exposição na BVL

0

Nesta quinta-feira, 28 de maio, a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) recebeu a première da exposição “Assistência à Saúde em Perigo: Líbia e Somália no olhar de André Liohn”. Promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), a exposição está em cartaz na biblioteca até 5 de julho, de terça-feira a domingo, das 10 às 19 horas.

A mostra com 70 fotos integra a campanha internacional “Assistência à Saúde em Perigo”, realizada pelo CICV. Uma das ações será neste sábado, 30, quando Liohn fará uma visita guiada com o público. A atividade é às 16 horas.

A abertura contou com a presença do secretário estadual de cultura, Marcelo Mattos Araujo, o diretor executivo da SP Leitura, Pierre André Ruprecht, a diretora de bibliotecas da SP Leituras, Sueli Motta, o chefe da delegação do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, Lorenzo Caraffi.

Araujo comentou que é uma honra de abrir a mostra com o trabalho do excelente fotógrafo brasileiro no acompanhamento da atuação de médicos e profissionais de saúde em zonas de conflito. “Tenho certeza de que os visitantes e leitores da Biblioteca Villa-Lobos farão muito bom proveito desta exposição, tirando daqui muitas novas ideias, reflexões e estímulo para novas leituras.”

Já Caraffi disse que é fundamental garantir que os feridos e os doentes tenham acesso adequado aos serviços de saúde. “Trata-se de ter a certeza de que as os estabelecimentos e os profissionais de saúde não sejam atacados sob nenhuma circunstância.”

Para o CICV, as imagens refletem a dura realidade de dois países nos quais a organização atua e mostra a urgência em adotar medidas para que a violência contra pacientes, instalações, veículos e profissionais de saúde em conflitos armados e emergências acabe. “Os hospitais, as ambulâncias e os médicos são vistos como um problema em guerras civis”, finalizou Liohn.

Compartilhe

Deixe um Comentário

14 + treze =