Entre textos discute crônicas de Ignácio de Loyola Brandão

0

O volume Crônicas para ler na escola, de Ignácio de Loyola Brandão, um dos jornalistas e escritores mais importantes do país, foram o tema do Entre textos este mês na BVL. O programa estimula o leitor a se aprofundar na narrativa e a adotar um olhar crítico. Hoje será discutido o texto  Ajeitando os cabelos na Avenida Paulista. Na semana passada, a crônica em destaque foi A criança em mim, na qual Loyola descreve as festas de fim de ano na sua infância. O pano de fundo é sua cidade natal, Araraquara, no interior paulista.

Num Brasil ainda não totalmente industrializado de quase sete décadas atrás, o autor descreve como as crianças de seu tempo saíam de porta em porta pedindo uma lembrança qualquer para o Natal. Havia quem ganhasse nozes, dinheiro e, às vezes, brinquedos, que ainda eram feitos artesanalmente.

No país de hoje, urbanizado, o que é produzido de modo artesanal muitas vezes ganha status de artigo de luxo. E os pequenos já não nutrem a expectativa de ganhar um presente natalino. “Eles já têm a certeza de que o Papai Noel vai dar alguma coisa”, diz a estudante de letras Karina Ernane da Costa, 36 anos, que participou da discussão. Agora à tarde tem mais um encontro do Entre textos, a partir das 15h30.

 

 

 

Compartilhe

Deixe um Comentário

19 − um =