Dia Internacional do Livro

0

No dia 23 de abril é comemorado o Dia Internacional do Livro ou Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. A data é sancionada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e tem como objetivo promover a leitura, escrita e publicação de obras em todo o mundo.

Uma tradição catalã ligada aos livros já existia no dia 23 de abril, e parece ter influenciado a escolha da Unesco. De acordo com a tradição catalã, no Dia de São Jorge é costume dar uma rosa para quem compra um livro.

A data começou a ser celebrada em 05 de abril de 1926, em comemoração do nascimento de Miguel de Cervantes. Em 1930, a data comemorativa foi mudada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.

Mais tarde, em 1995, a Unesco instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, pois na data também faleceram outros escritores como Josep Pla, William Shakespeare, Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Manuel Mejía Vallejo e Garcilaso de la Vega.

No caso do escritor inglês William Shakespeare, tal data não é precisa, pois na Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias para o calendário gregoriano usado na Espanha.

Saiba mais na Wikipedia nos verbetes 1 e 2.

Compartilhe

Deixe um Comentário

1 × 3 =