Dia do Poeta

0

Comemorado em 20 de outubro, o Dia do Poeta celebra o profissional que usa de sua criatividade, imaginação e sensibilidade para escrever, em versos, poesias.

A data foi escolhida por uma razão bastante especial para os poetas brasileiros. No dia 20 de outubro de 1976, em São Paulo, surgia o Movimento Poético Nacional, na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro Paulo Menotti Del Picchia.

Uma dica da BVL para celebrar a data é:

capa_antologia_poetica_adriana_calcanhoto

‘A ideia é bem simples – abrir janelas para os poetas de diferentes tempos, estilos e vozes no Brasil, preenchendo assim a possível ausência de uma compilação dedicada aos leitores de poesia, menores ou iniciantes, ilustrada pela própria organizadora’ – Adriana Calcanhotto. Foi a partir dessa ‘ideia simples’ que Adriana Calcanhotto se debruçou por mais de um ano na organização desta antologia. Nela, conseguiu reunir poetas do século XIX ao XXI, canônicos e nem tão conhecidos. De Gonçalves Dias a Gregório Duvivier, passando por Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Adélia Prado e Paulo Leminski. Todos aqui reunidos. Nessa convivência, vê-se formar em uma sucessão de ecos e influências, a poesia brasileira. Uma poesia que convida todos os leitores. Ou aspirantes a leitores – ‘crianças de qualquer idade’, sejam aquelas que estão descobrindo as primeiras palavras ou as que estão sempre (re)descobrindo o sabor da poesia.

Compartilhe

Deixe um Comentário

4 × cinco =