Cursos e oficinas gratuitos em bibliotecas estaduais para todas as idades

0

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) e a Biblioteca de São Paulo (BSP), equipamentos da Secretaria da Cultura, contam com uma programação gratuita de cursos e oficinas para diversas faixas etárias no mês de julho. Na Biblioteca Parque Villa-Lobos, um dos destaques é a oficina de 3D baseada no livro Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll. Na atividade, os participantes vão construir uma história e animar seus personagens virtuais com movimentos, sons e fala. No dia 4 de julho, às 14 horas.

A biblioteca também promove o Curso de Literatura para Vestibular, focando em dois dos principais exames do Estado: a Fuvest e a Unicamp. A atividade tem inscrições abertas e o interessado não precisa fazer inscrição prévia. Nos dias 7, 21 e 28, às 15 horas.

Outro destaque é a Oficina de Ioiô, em que os frequentadores da biblioteca poderão conhecer e praticar manobras diferentes com o brinquedo. No dia 11, às 14 horas. Uma novidade é a Oficina: Natureza, Cores e formas que ensina sobre a história e técnicas da fotografia. No dia 19, às 10 horas.

Já para os pequenos, a instituição promove o Brinquedos Diferentes, espaço dedicado à diversão com os brinquedos Peteleco, o Pensa Bem e Labirinto. No dia 26, às 10 horas.

Para o público da terceira idade, toda quinta-feira, as duas bibliotecas promovem o Curso de Informática Básico, que permite aos participantes o primeiro contato com o computador. Na BVL, atividade é às 14h30; na BSP, à 9h30.

E os dois equipamentos culturais vão realizar o Encontro para colorir e relaxar, que trata de uma das maiores sensações do momento, os livros de colorir para adultos. As atividades são às 11 horas no dia 9 (BVL) e 18 (BSP).

Já a programação da Biblioteca Parque Villa-Lobos promove a Oficina Construindo Alice, que permite aos participantes criar seus próprios jogos de tabuleiros, inspirados no livro Alice no país das maravilhas. Toda quinta, às 14h30. Outra oficina com essa ideia é a Jogos do Mundo, que disponibiliza ao público jogos produzidos de forma sustentável. São réplicas de tabuleiros de diversas partes do mundo e de diferentes épocas. No dia 4, às 11h30.

Já a oficina Games e Literatura apresenta alguns dos maiores clássicos da literatura jogando videogame. Entre os títulos discutidos estão 1984, de George Orwell e A divina comédia, de Dante Alighieri. No dia 11, às 10 horas.

Na mesma pegada, a Oficina de Game Design – Universo Literário vai estimular os participantes a criarem os seus próprios jogos, partindo de obras literárias, contação de histórias e imaginação. No dia 18, à 13h30.

Ainda no universo lúdico, a BSP promove a oficina O despertar do poeta interior, que de maneira dinâmica e com uma metodologia inusitada, mostra como qualquer pessoa pode se tornar poeta. No dia 9, às 14h30.

Fechando a programação especial, a BSP realiza o Viagem Gastronômica, que comemora os 150 de publicação do livro Alice no país das maravilhas. O programa promove um passeio tradições gastronômicas da Inglaterra. Ao final, o público será convidado a experimentar algumas dessas delícias. No dia 4, às 15h30.

 

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS E OFICINAS – Biblioteca Parque Villa-Lobos

 

Dia 4, Sábado.

 

14h às 17h – Alice em 3Dzinho e narrativas visuais.

Oficina de construção de mundos imaginários utilizando software de modelagem e programação de personagens 3D, onde os participantes são convidados a construir uma história e animar seus personagens virtuais com movimentos, sons e fala a partir do livro Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll.

Com TinkerLabBr.

Local: piso térreo.

 

Dia 7, Terça-feira.

 

15h às 17h – Curso Literatura de Vestibular – Módulo 1

Neste curso serão apresentadas as obras pedidas nos dois principais vestibulares de São Paulo: Fuvest e Unicamp. A cada semana um título terá seu enredo analisado, bem como os contextos sociais e literários que envolvem cada um dos livros. O curso vai até 28 de julho. Neste encontro, Memórias póstumas de Brás Cubas.

Com Thais Cristina Vitale.

Local: sala criatividade 3.

 

Dia 9, Quinta-feira – Feriado

 

11h às 15h – Encontro para colorir e relaxar.

Uma das maiores sensações do momento, os livros de colorir para adultos têm feito a cabeça de diversas pessoas. A BVL prepara um espaço aconchegante e convidativo especialmente para os adeptos dessa arte. Os frequentadores poderão ajudar a colorir os exemplares do acervo, bem como trazer seus livros para pintar com outras pessoas, além, é claro, de trocar experiências e conversas com outros frequentadores que também se dedicam a essa relaxante prática.

Local: piso térreo.

 

Dia 11, Sábado.

 

14h às 16h – Oficina de Ioiô.

Com a utilização de ioiôs profissionais – que poderão ser personalizados pelos participantes – os frequentadores da biblioteca poderão conhecer (e praticar) manobras, técnicas e diferentes práticas desse, que é um dos brinquedos mais antigos do mundo.

Com Anselmo Gomes.

Local: Oca.

 

Dia 16, Quinta-feira.

 

14h30 às 16h30 – Curso de Informática Básico (+60).

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Indicado para pessoas acima de 60 anos. A atividade vai ser realizada de 16 de julho a 24 de setembro. Inscrições por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30), até o dia 14.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

 

Dia 19, Domingo.   

 

10h às 14h – Oficina: Natureza, Cores e formas.

Nessa oficina o participante poderá conhecer um pouco sobre a história e a técnica da fotografia, o melhor uso dos equipamentos, enquadramentos e outras informações. As imagens resultadas dessa oficina participarão da seleção para a exposição Natureza, Cores e Formas, que será realizada na BVL. Os participantes deverão ter uma máquina fotográfica ou celular com câmera.

Realização: Arquiprom.

Com: Ary Diesendruck. Inscrições por e-mail (agenda@bvl.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30), até o dia 16.

Local: sala criatividade 3.

 

 

Dia 21, Terça-feira.

 

15h às 17h – Curso Literatura de Vestibular – Módulo 1

Neste curso serão apresentadas as obras pedidas de dois principais vestibulares de São Paulo, a Fuvest e Unicamp. A cada semana um título terá seu enredo analisado, bem como os contextos sociais e literários que envolvem cada um dos livros. Neste encontro: O cortiço, de Aluísio Azevedo. Até 28 de julho.

Com Thais Cristina Vitale.

Local: sala criatividade 3.

 

Dia 23, Quinta-feira.

 

14h30 às 16h30 – Curso de Informática Básico (+60).

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Indicado para pessoas acima de 60 anos. A atividade é de 16 de julho a 24 de setembro. Inscrições por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30), até o dia 14.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

 

Dia 26, Domingo.

 

10h às 18h – Brinquedos Diferentes.

Espaço dedicado à diversão para pessoas de todas as idades com brincadeiras de tabuleiros inéditos e inusitados, além de brinquedos como o Peteleco, o Pensa Bem, Labirinto, entre outros.

Com Brinquedoz Diferentez.

Local: deck infantil.

 

Dia 28, Terça-feira.

 

15h às 17h – Curso Literatura de Vestibular – Módulo 1

Neste curso serão apresentadas as obras pedidas de dois principais vestibulares de São Paulo, a Fuvest e a Unicamp. A cada semana um título terá seu enredo analisado, bem como os contextos sociais e literários que envolvem cada um dos livros. Neste encontro: Negrinha, de Monteiro Lobato. Até 28 de julho.

Com Thais Cristina Vitale.

Local: sala criatividade 3.

 

Dia 30, Quinta-feira.

 

14h30 às 16h30 – Curso de Informática Básico (+60).

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Indicado para pessoas acima de 60 anos. A atividade é realizada de 16 de julho a 24 de setembro. Inscrições por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30), até o dia 14.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

 

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS E OFICINAS – Biblioteca de São Paulo

 

Dia 2, quinta-feira.

 

14h30 às 15h30 – Oficina Construindo Alice.

De maneira lúdica e interativa, os participantes são convidados a criar seus próprios jogos de tabuleiros, inspirados no livro Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll. Com os jogos finalizados, os participantes poderão se divertir, e também estimular a mente, a memória e a compreensão cognitiva.

A partir de 16 anos.

Com equipe BSP.

Local: piso superior.

 

Dia 4, sábado.

 

11h30 às 15h30 – Jogos do Mundo.

Integrando a programação de férias, a BSP vai disponibilizar ao público jogos produzidos de forma sustentável. São réplicas de tabuleiros de diversas partes do mundo e diferentes épocas que trabalham o raciocínio lógico de forma lúdica e proporciona a troca de experiências intergeracionais.

Com Coletivo Caravana Lúdica.

Local: piso térreo.

 

15h30 às 17h – Viagem Gastronômica.

Para comemorar os 150 de publicação da primeira edição do livro Alice no país das maravilhas, o Viagem Gastronômica embarca junto a protagonista rumo ao divertido país. Além disso, um pequeno passeio pela Inglaterra, que é a terra natal de Lewis Carroll, e suas tradições gastronômicas que são encontradas no livro. Ao final, o público será convidado a experimentar algumas dessas delícias.

Com Maria Helena Fessel Caldas.

Local: auditório.

 

Dia 9, quinta-feira – Feriado.

 

14h30 às 15h30 – Oficina: O despertar do poeta interior.

De maneira dinâmica e com uma metodologia inusitada, o jovem Jonas Worcman mostra como qualquer pessoa pode se tornar poeta. A partir da improvisação e da participação contínua da plateia, partindo de estímulos, como poemas e adivinhas, o participante mergulha no universo do lúdico e no seu próprio interior.

Com Jonas Worcman.

Local: piso térreo.

 

Dia 11, Sábado.

 

10h às 17h – Games e Literatura.

Já imaginou conhecer alguns dos maiores clássicos da literatura jogando videogame? Essa é a proposta dessa atividade que irá apresentar aos participantes alguns clássicos literários, como 1984, de George Orwell e A divina comédia, de Dante Alighieri, enquanto o jogador se diverte com alguns dos mais famosos games digitais.

Com Game Arte.

Local: auditório.

 

Dia 16, quinta-feira.

 

9h30 às 11h30 – Curso de Informática Básico (+60).

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Indicado para pessoas com mais de 60 anos. A atividade é realizada de 16 de julho a 24 de setembro. Inscrições por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30), até o dia 14.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo

 

14h30 às 15h30 – Oficina Construindo Alice.

De maneira lúdica e interativa, os participantes são convidados a criar seus próprios jogos de tabuleiros, inspirados no livro Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll. Com os jogos finalizados, poderão se divertir, e também estimular a mente, a memória e a compreensão cognitiva. A partir de 16 anos.

Com equipe BSP.

Local: piso superior.

 

Dia 18, sábado.

 

11h às 15h – Encontro para colorir e relaxar.

Uma das maiores sensações do momento, os livros de colorir para adultos têm feito a cabeça de diversas pessoas. A BSP prepara um espaço aconchegante e convidativo especialmente para os adeptos dessa arte. Os frequentadores poderão ajudar a colorir os exemplares do acervo, bem como trazer seus livros para pintar com outras pessoas, além, é claro, de trocar experiências e conversas com outros frequentadores que também se dedicam a essa relaxante prática.

Local: piso térreo.

 

13h30 às 17h30 – Oficina de Game Design – Universo Literário

A oficina irá estimular os participantes a criarem os seus próprios jogos, partindo de obras literárias, contação de histórias e imaginação. As inscrições podem ser efetuadas por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30), até o dia 16.

A partir de 12 anos.

Com Virgo Games.

Local: auditório.

 

Dia 23, quinta-feira.

 

9h30 às 11h30 – Curso de Informática Básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Indicado para pessoas com mais de 60 anos. A atividade vai ser realizada de 16 de julho a 24 de setembro. Inscrições por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30), até o dia 14.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo

 

14h30 às 15h30 – Oficina Construindo Alice.

De maneira lúdica e interativa, os participantes são convidados a criar seus próprios jogos de tabuleiros, inspirados no livro Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll. Com os jogos finalizados, poderão se divertir, e também estimular a mente, a memória e a compreensão cognitiva.

A partir de 16 anos.

Com equipe BSP.

Local: piso superior.

 

Dia 30, quinta-feira.

 

9h30 às 11h30 – Curso de Informática Básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Indicado para pessoas com mais de 60 anos. A atividade é de 16 de julho a 24 de setembro. Inscrições por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30), até o dia 14.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo

 

14h30 às 15h30 – Oficina Construindo Alice.

De maneira lúdica e interativa, os participantes são convidados a criar seus próprios jogos de tabuleiros, inspirados no livro Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll. Com os jogos finalizados, poderão se divertir, e também estimular a mente, a memória e a compreensão cognitiva.

A partir de 16 anos.

Com equipe BSP.

Local: piso superior.

 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS BIBLIOTECAS

 

Biblioteca Parque Villa-Lobos

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é um lugar singular. Além de oferecer livros para empréstimo e ambientes para estudo, como toda biblioteca, a BVL é também uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão.

Ocupando área de quatro mil metros quadrados dentro do Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital paulistana, a BVL monta, todos os meses, programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse para todos os públicos. Acontecem contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores. Confira mais sobre a programação no site oficial: http://bvl.org.br

Serviço:

Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL)

Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros ou Avenida Queiróz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros.

Telefone: (11) 3024-2500.

Funcionamento do parque: de segunda a segunda, das 10 às 19 horas.

Local com acessibilidade para deficientes com estrutura de locomoção, informativas, de conteúdo, programação, tecnológica e a disponibilização de profissionais capacitados para inclusão de pessoas com deficiências aos espaços.

 

 

Biblioteca de São Paulo (BSP)

A BSP foi inaugurada em 8 de fevereiro de 2010. Faz parte do conjunto de iniciativas da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo para incentivar e promover o gosto pela leitura. Localizada no Parque da Juventude, foi concebida para ser um projeto inovador de inclusão social por meio da leitura. Conta com uma programação cultural diária e ações em acessibilidade e serviço social. Confira mais sobre a programação no site oficial:http://bsp.org.br

Serviço:

Local: Biblioteca de São Paulo (BSP)

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630

Telefone: (11) 2089-0800

Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul

Aberta de terça a sexta, das 9 às 21 horas.

Sábados, domingos e feriados, das 9 às 19 horas.

Local com acessibilidade para deficientes com estrutura de locomoção, informativas, de conteúdo, programação, tecnológica e a disponibilização de profissionais capacitados para inclusão de pessoas com deficiências aos espaços.

 

Secretaria de Estado da Cultura

Assessoria de Imprensa

Josiane Campos – 11 3339 8164 – josianecampos@sp.gov.br

Gisele Turteltaub 11 3339 8162 – gisele@sp.gov.br

 

 

Compartilhe

Deixe um Comentário

quinze + 7 =