BVL e Você

Como sugerir a compra de livros

Um dos principais objetivos da Biblioteca Parque Villa-Lobos é estar sempre atenta aos interesses dos sócios. Por isso, a BVL implantou um serviço para identificar e atender suas sugestões de literatura para o acervo da biblioteca.

Procurou algum livro de literatura na biblioteca e não encontrou? Confira os critérios para que sua sugestão seja aceita:

  • É necessário que a sugestão atenda o perfil do acervo da BVL, que é uma biblioteca com foco em literatura.
  • Quantidade limite de sugestões de compra para análise: 5 (cinco) títulos. Caso trate-se de uma coleção, a contagem será feita por livro e não pelo título da coletânea.
  • As aquisições estão sujeitas à disponibilidade orçamentária.
  • Antes de fazer sua sugestão, verifique no catálogo se a biblioteca já possui o título em questão e, caso o mesmo esteja emprestado, você pode utilizar o serviço de reserva.
  • Assim que a obra for adquirida, a biblioteca fará contato, orientando-o a verificar na aba “Catálogo” se o título já está disponível para empréstimo.

 

Como você pode sugerir títulos:

1 – Clique na aba CATÁLOGO – CONSULTA AO ACERVO, no site da BVL, e acesse sua conta de usuário, digitando seu número de matrícula e sua senha;

2 – Caso não tenha registrado sua senha no balcão de atendimento da biblioteca, será necessário comparecer pessoalmente para criá-la;

3 – Clique na opção SUGESTÃO DE TÍTULO, na parte inferior da página, e dê sua sugestão.

o_que_falta_prateleira_BVL

Em caso de dúvida ou sugestão, por favor, encaminhar um e-mail para contato@bvl.org.br.

Como funcionam as inscrições para as atividades
Algumas das atividades realizadas na Biblioteca de Parque Villa-Lobos exigem um número pré-determinado de participantes. Isso acontece para atrair apenas os interessados e garantir um melhor aproveitamento da atividade.

Inscrições podem ser realizadas através do email agenda@bvl.org.br ou no balcão de atendimento da biblioteca, das 10 às 18h30, com a equipe da produção cultural. Basta informar nome completo, endereço com CEP, telefone, e-mail e RG (não é necessário apresentar o documento).

No caso de atividades que oferecem certificado, é necessária a frequência mínima de 75% para recebê-lo.

Não precisa ser sócio para participar das oficinas, mas você pode aproveitar a oportunidade para fazer sua carteirinha! Basta apresentar um documento com foto e comprovante de residência.

Como doar livros
É comum as pessoas entrarem em contato com a biblioteca para doar livros. Saiba como fazê-lo:

Critérios de doação:

  • A BVL aceita doações de livros mediante o envio prévio de uma lista, em que conste títulos, autores e data de publicação, para o e-mail contato@bvl.org.br. A resposta será enviada em até cinco dias úteis.
  • Se a doação for aceita, os itens, após o recebimento pela biblioteca, passam por processo de seleção para avaliar o estado de conservação e a pertinência do título ao acervo.
  • Os livros doados são incorporados ao acervo da BVL ou encaminhados ao SisEB.
  • A BVL aceita, preferencialmente, a doação de livros infantis que tratem do assunto meio ambiente e livros de literatura, cujas edições estejam atualizadas segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, instituído pelo Decreto nº 6.583, de 29/09/2008.
  • Os livros devem estar com capas, lombadas e miolos preservados e limpos; sem enrugamento em virtude do excesso de luminosidade ou do contato com líquidos; sem páginas rasgadas, arrancadas ou rabiscadas; sem sinal de contaminação de pragas que atingem madeira, como cupins e traças; e livres de bactérias e fungos.


A BVL não aceita:

  •  Livros didáticos, publicações religiosas e de caráter político-partidário, obras de publicação periódica, ou obras com conteúdo desatualizado;
  •  Biografias de personalidades públicas ou do mundo empresarial que não tenham notório valor histórico ou literário;
  • Publicações, impressas ou em qualquer tipo de suporte, de caráter corporativo ou institucional, tais como manuais, catálogos, anuários, anais, relatórios, cujo interesse seja restrito a segmentos de mercado, categorias profissionais, associados de entidades, sindicatos, imprensa e organizações públicas e/ou privadas;
  • Obras que não preencham os requisitos mínimos de qualidade gráfica-editorial;
  • Obras que não identifiquem claramente autores ou editores responsáveis;

 

No caso de doação de materiais como DVDs, audiolivros e braille, entre outros, será adotado o mesmo procedimento.

Doações entregues presencialmente e sem prévio contato e aceite por parte da biblioteca, se aceitas, deverão estar acompanhadas do termo de doação assinado, disponível no balcão de atendimento.

Os livros recebidos podem ser incorporados ao acervo da BVL, doados ou descartados. A biblioteca não emite parecer sobre o conteúdo das obras.

Renove o empréstimo pela internet
Você sabia que é possível renovar pela internet os empréstimos de livros realizados na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) e na Biblioteca de São Paulo (BSP), desde que eles não estejam reservados?

Veja como é simples:

  1. Na barra de menus do site da biblioteca, clique na aba “CATÁLOGO – CONSULTA AO ACERVO”.
  2. Clique no botão “ACESSE SUA CONTA”, no lado direito da página.
  3. Preencha os campos com o número de inscrição da sua carteirinha e a senha que você fez no balcão de recepção da BVL ou BSP. Clique em “LOGIN”.
  4. O sistema vai mostrar a lista de livros que estão com você. Para renovar o empréstimo, basta clicar na seta verde que aparece ao final da descrição de cada obra. Caso o título que você deseja renovar esteja reservado, o sistema não permitirá a renovação. Será necessário efetuar a devolução do livro e se desejar refazer o empréstimo, utilize o serviço de reserva, disponível no balcão de atendimento ou pelo site.

Importante:

    • Cada título só pode ser renovado uma única vez.
    • A renovação deve ser feita até o dia da devolução. Se o prazo expirar o sistema vai considerar o seu empréstimo como atrasado e não vai ser possível renovar.
Avalie os serviços prestados pela biblioteca

Para melhorar cada vez mais o atendimento oferecido a todos os sócios e visitantes, a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) quer saber sua opinião sobre serviços como atendimento, comunicação, atividades, livros e filmes, limpeza e segurança. Para isso, basta preencher o formulário de avaliação. O processo é simples e não requer mais do que 5 minutos! Veja mais no link.

Audiolivro para todos

Os audiolivros presentes no acervo da Biblioteca Parque Villa-Lobos podem ser retirados tanto por pessoas com deficiência visual quanto pelos demais sócios.

A BVL espera que assim as possibilidades de contato com o universo falado da literatura sejam ampliadas.

Em relação aos livros em Braille e aos livros falados, cujo direito autoral é protegido por lei, somente sócios com deficiência visual podem retirá-los.

Para conhecer as obras existentes, basta clicar em “Catálogo” no site da BVL e procurar por “audiolivro” ou “livro falado”.

Fique por Dentro

Seja bem-vindo à Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL). O espaço foi construído para que você possa usufruir os diversos títulos de livros, audiolivros e DVDs, além de participar das atividades oferecidas. Mas, para garantir um ambiente agradável e melhor aproveitamento do espaço por todos, é importante seguir as orientações deste manual. Leia aqui.

Solicitação de pesquisa acadêmica

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é um espaço multiplicador de práticas. Para isso, está aberta também aos estudantes que a procuram para pesquisas acadêmicas.  Geralmente, essas pesquisas têm início nas visitas monitoradas.

Para melhor atendimento às demandas, os interessados devem:

  • enviar e-mail informando quais são as necessidades e interesses da pesquisa – o prazo para retorno às solicitações é de 10 dias úteis;
  • encaminhar por escrito perguntas específicas sobre o equipamento público, atividades e projetos, antes de a BVL informar sobre a concordância da pesquisa;.
  • apresentar ofício da instituição de ensino autorizando a pesquisa, após a devolutiva positiva da biblioteca.

Não é permitida a abordagem do público para pesquisa qualitativa ou quantitativa, para evitar desconforto às pessoas que vêm à biblioteca para usufruir dos serviços. Dados sobre a qualidade de serviços prestados pela BVL são informados e podem ser consultados livremente por meio dos relatórios trimestrais publicados no site spleituras.org.br.

Os interessados devem encaminhar e-mail para contato@bvl.org.br