BVL comemora aniversário de 2 anos

0

No dia 20 de dezembro, a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) completa dois anos de sua inauguração. Para celebrar o aniversário, a BVL vai fazer uma festa no domingo, 18 de dezembro, com uma programação repleta de atividades especiais para todas as idades e públicos. Entre as atrações deste grande dia estão as intervenções dos palhaços Jacinto & Sandoval, uma homenagem aos sócios que mais prestigiam a biblioteca, um show de música e brincadeiras com o Grupo Triii e uma oficina de histórias com Julia Malta e João Galera, que vão trocar os barbantes da Oca, espaço central que é a cara da biblioteca.

Esta Oficina Histórias no Barbante consiste na construção coletiva de criação e contação de histórias. O barbante é o elemento que une as partes da história. O constante fazer e refazer da Oca possibilita ao participante visualizar a linha que vai unindo, transformando e refazendo as narrativas. Já o Bailinho do Triii é um show mirabolante com músicas e brincadeiras, onde o público é convidado para saborear os temperos musicais. No cardápio, canções tradicionais como Alecrim se misturam com as composições do grupo O tomate e o caqui, A E I O U, Vira virou e Pão, pão, pão. Por fim, a Homenagem aos Sócios destaca os frequentadores que mais prestigiam o espaço cultural ao longo do ano.

newsletter-aniversario-dois-anos-bvl

 

NÚMEROS

A BVL também comemora números bastante expressivos. Recebe mensalmente cerca de 20 mil visitantes a procura de lazer, entretenimento e informação. Atualmente, o acervo é de 24 mil itens, entre livros, brinquedos, revistas, jornais, DVDs e gibis. O ambiente conta com programação cultural intensa e diversificada: foram mais de 753 atividades este ano, com um público participante de 24 mil pessoas. Desde sua inauguração, mais de 423 mil pessoas visitaram a biblioteca e cerca de 30 mil são sócios.

“A Biblioteca Parque Villa-Lobos faz parte do conjunto de iniciativas da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo para promover o livro e a leitura, oferecendo um atendimento individualizado, comprometido e afetuoso. É um centro de convivência de toda a comunidade, uma biblioteca viva que vai além de suas fronteiras em busca do leitor e de novos frequentadores”, afirma Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras.

O equipamento tem sua operação inspirada nos serviços e programas da Biblioteca de São Paulo (BSP), também instituição do Governo de São Paulo localizada na zona norte. Na BVL, as áreas de atividades divididas por faixas etárias preenchem a instalação de 4 mil metros quadrados. Os visitantes encontram os últimos lançamentos do mercado editorial e computadores com acesso à internet. O espaço também tem um auditório e uma área para exposições.

Pessoas com deficiência têm acesso integral a todos os ambientes, além de terem um espaço reservado com computadores adaptados, scanners capazes de “transformar” livros escritos em arquivos de áudio, além do acervo em Braille. A programação é inclusiva e conta atividades permanentes para acolher e integrar pessoas com deficiência intelectual ou física, por meio de brincadeiras e jogos adaptados.

_

AGENDA DO ANIVERSÁRIO DA BVL – 2 ANOS!

DOMINGO, 18.

PALHAÇOS JACINTO E SANDOVAL

Intervenções lúdicas e divertidas durante todo o dia.

  • Das 9h30 às 17 horas.

 

HOMENAGEM AOS SÓCIOS DA BVL

A BVL homenageia os sócios que mais prestigiam a Biblioteca.

  • às 14h30.

 

BAILINHO DO TRIII

Um show mirabolante repleto de músicas e brincadeiras para toda a família. O público é convidado para saborear deliciosos temperos musicais, em um encontro recheado com muita criatividade. No cardápio musical, canções tradicionais como Alecrim se misturam com as composições do grupo O tomate e o caqui, A E I O U, Vira virou, Pão, pão, pão, entre outras. Venha comemorar o aniversário da Biblioteca cantando, brincando e dançando no Bailinho do Triii!

> às 15 horas.

Com o Grupo Triii.

Retirar senhas com uma hora de antecedência.

 

OFICINA HISTÓRIAS NO BARBANTE

No mês em que BVL comemora 2 anos, o público está convidado a trocar os barbantes da Oca, que ocupa o espaço central da Biblioteca. A ação consiste na construção coletiva de criação e contação de histórias. O barbante é o elemento que une as partes da história, criada pelo público. O constante fazer e refazer da Oca possibilita ao participante visualizar a linha que vai unindo, transformando e refazendo narrativas a partir da interação de cada um. Atividade indicada para crianças a partir de 6 anos.

  • Domingos, 4, 11 e 18, das 13 às 15h30.

Com Julia Malta e João Galera.

_

Serviço:

Aniversário da Biblioteca Parque Villa-Lobos

Horário: das 9h30 às 18h30 horas

Data: 18 de dezembro – domingo

Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos

Endereço: Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros, São Paulo

Telefone: (11) 3024-2500

Compartilhe

Deixe um Comentário

14 + um =