Bibliotecas estaduais homenageiam obras de Umberto Eco e Carolina Maria de Jesus no Clube de Leitura

0

Como forma de incentivar a leitura de seus sócios e frequentadores, as Bibliotecas de São Paulo (BSP) e Parque Villa-Lobos (BVL) promovem debates sobre obras contemporâneas com um forte viés social. Em janeiro, a BSP vai analisar Número Zero, de Umberto Eco, enquanto a BVL discutirá Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, de Carolina Maria de Jesus. O bate-papo vai ser realizado no Clube de Leitura, que reúne amantes de livros em uma conversa descontraída, moderada pelos funcionários das bibliotecas. São eles que fazem a curadoria das obras, as contextualizam e trazem informações dos autores e de livros similares à venda no mercado ou para empréstimo.

Umberto Eco, falecido em fevereiro de 2016, gostava de esbanjar erudição em suas obras. E neste último lançamento não foi diferente. Mas Número Zero traz outras indagações, especialmente em relação a forma como a mídia trata a agenda pública, por meio de notícias e informação. O autor traz neste volume uma crítica aguda a forma como é feito o jornalismo atualmente. A trama conta a história de um grupo de repórteres fracassados, que se preparam para lançar um jornal, o Amanhã. O periódico tem objetivo de chantagear, difamar e prestar serviços duvidosos a seu dono. A história se passa em 1992, na época em que a Itália vivia rodeada pela Operação Mãos Limpas. O debate será na Biblioteca de São Paulo, no dia 26, às 15 horas.

Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, de Carolina Maria de Jesus, foi publicado em 1960 e mostra o duro cotidiano dos favelados por meio do diário de uma catadora de lixo. Com linguagem simples, a autora conta o que viveu, sem artifícios ou fantasias. Nascida em Minas Gerais em 1914, ela se mudou para São Paulo em 1947. Em 1960, o jornalista Audálio Dantas visitou a favela do Canindé, onde ela vivia, e ficou encantado com a autora, que apesar de ser extremamente pobre e simples, demonstrava uma grande lucidez crítica. O diário descreve as vivências dela durante o período de 1955 a 1960. O Clube de Leitura na Biblioteca Parque Villa-Lobos será no dia 27, às 15 horas.

 

As bibliotecas estaduais oferecem ainda outras atividades ao longo do mês de janeiro. Saiba mais informações nos sites oficiais -> www.bsp.org.br e www.bvl.org.br.

 

AGENDA

CLUBE DE LEITURA – BSP

  • Quinta-feira, 26, das 15h às 17 horas.

Número zero, de Umberto Eco.

Não é necessário inscrição.

 

CLUBE DE LEITURA – BVL

  • Sexta-feira, 27, das 15h às 17horas.

Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus.

Não é necessário inscrição.

 

Biblioteca de São Paulo (BSP)

A BSP foi inaugurada em 8 de fevereiro de 2010. Faz parte do conjunto de iniciativas da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo para incentivar e promover o gosto pela leitura. Localizada no Parque da Juventude, foi concebida para ser um projeto inovador de inclusão social por meio da leitura. Conta com uma programação cultural diária e ações em acessibilidade e serviço social.

 

Serviço:

Local: Biblioteca de São Paulo (BSP)

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630

Telefone: (11) 2089-0800

Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul

Aberta de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30 horas.

www.bsp.org.br

 

Biblioteca Parque Villa-Lobos

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é um lugar singular. Além de oferecer livros para empréstimo e ambientes para estudo, como toda biblioteca, a BVL é também uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão. Ocupando área de quatro mil metros quadrados dentro do Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital paulista, a BVL monta, todos os meses, programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse para todos os públicos. Acontecem contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores.

 

Serviço:

Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL)

Endereço: Avenida Queiróz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros.

Telefone: (11) 3024-2500.

Aberta de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30 horas.

www.bvl.org.br

 

Compartilhe

Deixe um Comentário

5 × dois =