Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-lobos promovem diversas oficinas gratuitas em setembro

0

A Biblioteca de São Paulo (BSP) e a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) realizam diversos cursos e oficinas no mês de setembro para todos os gostos e idades. Na Biblioteca de São Paulo haverá a Oficina Zine em Jogo, que constrói um zine por meio de jogos de adivinhação. Já a Biblioteca Parque Villa-Lobos realiza a oficina Fazendo um livro com o vovô, inspirada na exposição Vilanova Artigas – A mão livre do vovô em cartaz na biblioteca, que cria uma história e um pequeno livro.

Outro destaque da BSP é a Oficina de edição de Final Cut Pro, que oferece os primeiros contatos com edição audiovisual, introduzindo técnicas para operar o software e mostrando um pouco da linguagem do documentário. O minicurso tem carga horária de 18 horas e será realizado às sextas-feiras, às 17h30, entre os dias 11 de setembro e 16 de outubro.

Para o público da maturidade que deseja conhecer mais de tecnologia, a Biblioteca de São Paulo promove a terceira edição da Oficina Smartphones e Redes sociais (+60), que apresenta para as pessoas com mais de sessenta anos o universo dos celulares inteligentes. O curso acontece às quartas-feiras, às 14h30.

Já os amantes de literatura podem aproveitar duas atividades na Biblioteca de São Paulo. A primeira é a Oficina de criação literária: Poesia, que enfoca no papel da poesia na vida cotidiana e acontece nos sábados 05 e 12, às 9h30. Outra opção é oficina A descrição e a narrativa da imagem, que traz exercícios de escrita criativa e está programada para o dia 26, sábado, às 14 horas.

Ainda sobre o universo dos livros, a Biblioteca Parque Villa-Lobos promove o Curso Literatura de Vestibular – Módulo 2, que analisa as obras dos vestibulares da Fuvest e da Unicamp. A cada semana um título terá seu enredo estudado, bem como os contextos sociais e literários. Nas terças-feiras, às 15 horas.

A BVL também promove a oficina Mostre sua visão, em que os participantes vão produzir desenhos, pinturas e outros materiais para criar uma narração de histórias. A atividade é no sábado, 19, às 15 horas.

Para quem deseja aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a BVL realiza a oficina História para ver e ouvir, em que os participantes terão os primeiros contatos com a língua e podem aprender diversos sinais. No dia 06, domingo, às 14 horas.

Confira a programação de cursos e oficinas nas bibliotecas:

 

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS EM SETEMBRO – BIBLIOTECA DE SÃO PAULO

- OFICINA ZINE EM JOGO

A partir das ilustrações que fazem parte da exposição, os participantes irão interagir em uma brincadeira de adivinhação, e a partir dos elementos descobertos nesse jogo irão criar um zine inspirado pelas ilustrações do arquiteto Vilanova Artigas.

Sábado, 19, das 13h às 15h30 horas.

Com João Galera e Júlia Malta.

 

- OFICINA DE EDIÇÃO: FINAL CUT PRO.

O objetivo é oferecer recursos que permitam ao aluno desenvolver as primeiras habilidades em edição audiovisual, introduzindo técnicas para operar o software Final Cut Pro e a linguagem do documentário como suporte para os exercícios. Aulas práticas e teóricas. Carga horária: 18 horas.

Sextas-feiras, das 17h30 às 20h30. De 11 de setembro a 16 de outubro.

Com Douglas Barros da Silva Pereira.

Inscrições por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 20h30), até o dia 9 de setembro.

 

- OFICINA – SMARTPHONES E REDES SOCIAIS (+60)

Os primeiros passos dentro do universo dos smartphones e como utilizá-los para acesso às redes sociais. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Quartas-feiras, das 14h30 às 16h30. Com equipe BSP.

- OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA: POESIA

O objetivo da oficina A sedução da poesia melhorando a vida é enfocar o papel da poesia na vida cotidiana do participante e incorporar seu benefício, mergulhando no texto poético para consumo do seu ritmo, seus mistérios e sua “desconcertante” simplicidade.

Sábados, 5 e 12, das 9h30 às 14h30.

Com Rebeca Gelse Rodrigues. A partir de 16 anos.

Inscrições por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 20h30), até o dia 3 de setembro.

 

- OFICINA: A DESCRIÇÃO E A NARRATIVA DA IMAGEM

A partir dessa oficina o aluno conhecerá algumas ferramentas para a criação de narrativas imagéticas, através do estudo das características e da estrutura de textos de diferentes autores e de exercícios de escrita criativa.

Sábado, 26, das 14h às 16 horas.

Com Beto Mattos, com incentivo do Programa de Ação Cultural (ProAc).

A partir de 14 anos.

 

- CURSO: CDI COMUNIDADE – DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS

O curso de Desenvolvimento de Aplicativos do CDI é um programa voltado para quem quer aprender a modelar aplicativos. Por meio de uma metodologia de empreendedorismo social com foco em resolução de problemas, o curso desenvolve competências importantes para o mercado de trabalho como comunicação, gestão e trabalho em equipe. Terças e quartas, das 14h30 às 17h. De 15 a 30 de setembro. Carga horária: 15 horas. A partir de 14 anos.

Inscrições por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 20h30), até o dia 11 de setembro.

 

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS EM SETEMBRO – BIBLIOTECA PARQUE VILLA-LOBOS

- OFICINA: HISTÓRIA PARA VER E OUVIR.

A partir de poesias e versos, os participantes terão os primeiros contatos com as Língua Brasileira de Sinais (Libras) e poderão aprender diversos sinais e explorar a visualidade dessa língua tão especial.

Domingo, 6, das 14h às 15h.

Com Mirela Estelles e Amarilis Reto.

 

- OFICINA: FAZENDO UM LIVRO COM O VOVÔ.

Avôs, ou responsáveis, terão a chance de ajudar as crianças no processo de criação de imagens, de produção de uma história e, depois, na montagem de um livro.

Sábado, 12, das 14h às 16h.

Com Thiago Lopes.

 

OFICINA – MOSTRE SUA VISÃO

Nesta oficina, os participantes irão produzir desenhos, pinturas e outros materiais que serão utilizadas em uma narração de histórias. A partir de temas do cotidiano das crianças, serão apresentadas dicas de composição de desenhos, teoria das cores e outras informações, que darão origem aos trabalhos dos pequenos. Em seguida, as obras de arte servirão para ilustrar a contação de histórias Imagens e histórias. Sábado, 19, das 15h às 16h.

Com a Cia. Arte Negus.

 

- CURSO LITERATURA DE VESTIBULAR – MÓDULO 2

Neste curso serão apresentadas as obras pedidas de dois principais vestibulares de São Paulo, a Fuvest e a Unicamp. A cada semana um título terá seu enredo analisado, bem como os contextos sociais e literários que envolvem cada um dos livros. Confira no site as obras que serão analisadas.

Terças-feiras, das 15h às 17h. Do dia 4 de agosto ao dia 15 de setembro.

Com Thais Cristina Vitale.

 

- CURSO: CDI COMUNIDADE – DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS

O curso de Desenvolvimento de Aplicativos do CDI é um programa voltado para quem quer aprender a modelar aplicativos. Por meio de uma metodologia de empreendedorismo social com foco em resolução de problemas, o curso desenvolve competências importantes para o mercado de trabalho como comunicação, gestão e trabalho em equipe.

Terças e quartas, das 14h30 às 17h. De 15 a 30 de setembro. Carga horária: 15 horas. A partir de 14 anos.

Inscrições por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 20h30), até o dia 11 de setembro.

 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS BIBLIOTECAS

 

Biblioteca Parque Villa-Lobos

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é um lugar singular. Além de oferecer livros para empréstimo e ambientes para estudo, como toda biblioteca, a BVL é também uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão.

Ocupando área de quatro mil metros quadrados dentro do Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital paulistana, a BVL monta, todos os meses, programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse para todos os públicos. Acontecem contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores. Confira mais sobre a programação no site oficial: http://bvl.org.br

 

Serviço:

Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL)

Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001, ou Avenida Queiróz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros.

Telefone: (11) 3024-2500.

Funcionamento do parque: de segunda a segunda, das 10 às 19 horas.

Local com acessibilidade para deficientes com estrutura de locomoção, informativas, de conteúdo, programação, tecnológica e a disponibilização de profissionais capacitados para inclusão de pessoas com deficiências aos espaços.

 

Biblioteca de São Paulo (BSP)

A BSP foi inaugurada em 8 de fevereiro de 2010. Faz parte do conjunto de iniciativas da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo para incentivar e promover o gosto pela leitura. Localizada no Parque da Juventude, foi concebida para ser um projeto inovador de inclusão social por meio da leitura. Conta com uma programação cultural diária e ações em acessibilidade e serviço social. Confira mais sobre a programação no site oficial: http://bsp.org.br

 

Serviço:

Local: Biblioteca de São Paulo (BSP)

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630

Telefone: (11) 2089-0800

Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul

Aberta de terça a sexta, das 9 às 21 horas.

Sábados, domingos e feriados, das 9 às 19 horas.

Local com acessibilidade para deficientes com estrutura de locomoção, informativas, de conteúdo, programação, tecnológica e a disponibilização de profissionais capacitados para inclusão de pessoas com deficiências aos espaços.

 

 

Secretaria de Estado da Cultura

Assessoria de Imprensa

Josiane Campos – 11 3339 8164 – josianecampos@sp.gov.br

Gisele Turteltaub – 11 3339 8162 – gisele@sp.gov.br

 

Compartilhe

Deixe um Comentário

15 − oito =