Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos preparam programação para jovens e adultos

0

As Bibliotecas de São Paulo (BSP) e Parque Villa-Lobos (BVL) realizam diversas atrações para o público jovem e adulto. Um exemplo é o programa Segundas Intenções, um divertido bate-papo com escritores, jornalistas e personagens do mundo literário. A Biblioteca de São Paulo, localizada no Parque da Juventude, recebe Fábio Moon e Gabriel Bá, que são referência no universo da HQ e das novelas gráficas. Já a Biblioteca Parque Villa-Lobos promove uma conversa com Caco Galhardo e Eloar Guazzelli, dois dos mais renomados quadrinistas do país.

Para quem gosta de literatura, os equipamentos culturais realizam o Clube de Leitura, que é uma conversa e troca de experiências sobre livros, histórias e autores. Na Biblioteca de São Paulo, a obra analisada é “Dois irmãos” (2006), um clásico contemporáneo do amazonense Milton Hatoum. A Biblioteca Parque Villa-Lobos examina a obra “Persepólis” (2000), romance gráfico da iraniana Marjane Satrapi, sucesso de vendas no mundo inteiro e que deu origem a um filme homônimo

Outro programa em comum das bibliotecas é o Entre Textos, que estimula a leitura atenta de textos previamente selecionados e convida o participante a construir sua própria narrativa. Na Biblioteca de São Paulo, a atividade analisa o Parnasianismo e o Simbolismo. Já na Biblioteca Parque Villa-Lobos, o tema do mês são os contos do mestre Rubem Fonseca.

Enquanto a Biblioteca de São Paulo promove a oficina de escrita criativa A descrição e a narrativa da imagem e a Oficina de criação literária: poesia¸ que mergulha no texto poético; já Biblioteca Parque Villa-Lobos investe na oficina Intervenção: o cordel por um fio, que ensina um pouco sobre essa forma de literatura, e no Curso de literatura de vestibular, que analisa o enredo e o contexto das obras que são pedidas pelas Fuvest e Unicamp.

 

Confira a programação das bibliotecas abaixo e no site oficial: bsp.org.br e bvl.org.br

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL BIBLIOTECA DE SÃO PAULO

CLUBE DE LEITURA

Todos os meses a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.

  • Quarta-feira, 30, das 15h30 às 17 horas.

Dois Irmãos, de Milton Hatoum.

Com equipe BSP.

 

LUAU BSP

O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações artísticas.

  • Quintas-feiras, das 12h30 às 13h30 horas.

10 – Gal Costa, divina e maravilhosa.

17 – É dia de MPB!

24 – Luau poético: Vinícius de Moraes.

Com equipe BSP.

 

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO

Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos.

  • Sextas-feiras, das 16h30 às 17 horas.

4 – As coisas da vida: 60 crônicas, de António Lobo Antunes.

11 – Obras de Caco Galhardo e Eloar Guazzelli.

18 – Barulhos poesia, de Ferreira Gullar.

25 – Aquecimento Segundas Intenções: Dois irmãos, adaptação da obra de Milton Hatoum em HQ, por Fábio Moon e Gabriel Bá.

Com equipe BSP.

 

TABULEIRO DE JOGOS

Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados.

  • Sábados, das 11h às 13 horas.

Com Carlos Oliveira.

 

OFICINA DE EDIÇÃO: FINAL CUT PRO.

O objetivo é oferecer recursos que permitam ao aluno desenvolver as primeiras habilidades em edição audiovisual, introduzindo técnicas para operar o software Final Cut Pro e a linguagem do documentário como suporte para os exercícios. Aulas práticas e teóricas. Carga horária: 18 horas.

  • Sextas-feiras, das 17h30 às 20h30. De 11 de setembro a 16 de outubro.

Com Douglas Barros da Silva Pereira.

Inscrições por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 20h30), até o dia 9/9.

 

ENTRE TEXTOS

Programa de construção literária coletiva, em que o participante é convidado a explorar a estrutura do texto e assim tornar-se um leitor crítico. Em setembro o programa irá trabalhar o Parnasianismo e o Simbolismo.

  • Quintas-feiras, das 15h30 às 17 horas.

10 – Simbolismo: leitura de trechos de obras da época.

17 – Oficina de escrita – produção literária a partir das leituras realizadas.

24 – Discussão e análise das produções dos participantes.

Com equipe BSP.

 

LEITURA DO COTIDIANO

Assuntos que estão em pauta na imprensa são debatidos e pensados em grupo, a partir da leitura de textos literários e jornalísticos, letras de música e poemas.

  • Sextas-feiras das 15h30 às 17 horas.

Com equipe BSP.

 

OFICINA – SMARTPHONES E REDES SOCIAIS (+60)

Os primeiros passos dentro do universo dos smartphones e como utilizá-los para acesso às redes sociais.

  • Quartas-feiras, das 14h30 às 16h30.

Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Com equipe BSP.

 

OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA: POESIA

O objetivo da oficina “A sedução da poesia melhorando a vida” é enfocar o papel da poesia na vida cotidiana do participante e incorporar seu benefício, mergulhando no texto poético para consumo do seu ritmo, seus mistérios e sua “desconcertante” simplicidade.

  • Sábados, 5 e 12, das 9h30 às 14h30.

Com Rebeca Gelse Rodrigues.

A partir de 16 anos.

Inscrições por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 20h30).

 

OFICINA: A DESCRIÇÃO E A NARRATIVA DA IMAGEM

A partir dessa oficina o aluno conhecerá algumas ferramentas para a criação de narrativas imagéticas, através do estudo das características e da estrutura de textos de diferentes autores e de exercícios criativos de escrita.

  • Sábado, 26, das 14h às 16 horas.

Com Beto Mattos (escritor contemplado pelo ProAc).

A partir de 14 anos.

 

SEGUNDAS INTENÇÕES

Bate-papo com Fábio Moon e Gabriel Bá.

Mediação: Manuel da Costa Pinto.

  • Sábado, dia 26, das 11h às 13 horas.

Inscrições por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30), até o dia 25/9.

Declaração de atividades complementares para estudantes universitários.

 

SARAU NA BSP

Literatura, canto e poesia.

Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo.

Coordenação de Terezinha Rocha.

  • Domingo, 27, das 14h às 16 horas.

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL BIBLIOTECA PARQUE VILLA-LOBOS

CLUBE DE LEITURA

Todos os meses a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.

  • Sexta-feira, 25, das 15h30 às 17 horas.

Persepólis, de Marjane Satrapi.

Com equipe BVL.

 

LUAU BVL

O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações artísticas.

  • Quintas-feiras, das 14h às 15 horas.

10 – Músicas inspiradas em livros.

17 – Discoteca básica: Sleater-Kinney.

24 – Grandes nomes das baquetas.

A partir de 13 anos.

Com equipe BVL.

 

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO

Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de um livro, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos.

  • Sextas-feiras, das 16h30 às 17 horas.

4 – O ovo apunhalado, de Caio Fernando Abreu.

11 – Aquecimento Segundas Intenções: Dom Quixote em quadrinhos por Caco Galhardo e A escrava Isaura em quadrinhos por Eloar Guazelli.

18 – Peças teatrais de Plinio Marcos.

25 – Dois irmãos em quadrinhos, ilustrado e adaptado por Fábio Moon e Gabriel Bá e Dois irmãos, de Milton Hatoum.

Com equipe BVL.

 

TABULEIRO DE JOGOS

Nesta oficina, os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados.

> Sábados, das 15h às 17 horas.

Com Carlos Oliveira.

 

JOGOS DE VIDEOGAME

A BVL oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento.

  • De terça a domingo, das 10h às 19h.

 

CURSO LITERATURA DE VESTIBULAR – MÓDULO 2

Neste curso serão apresentadas as obras pedidas nos dois principais vestibulares de São Paulo: Fuvest e Unicamp. A cada semana um título terá seu enredo analisado, bem como os contextos sociais e literários que envolvem cada um dos livros. Confira no site as obras que serão analisadas.

  • Terças-feiras, das 15h às 17h. Até o dia 15 de setembro.

Com Thais Cristina Vitale.

Curso livre. Não há necessidade de inscrições.

 

INTERVENÇÃO: O CORDEL POR UM FIO

A partir de uma ocupação da Oca central da BVL por centenas de cordéis, os participantes irão conhecer um pouco sobre essa forma de literatura, além de ouvir, de forma dramatizada, algumas histórias típicas do cordel. Após, já ambientados com o tema, serão convidados a criar – de forma coletiva – uma história de cordel inédita e única.

  • Sábado, 5, das 13h30 às 15h30.

Com Confraria da Paixão.

 

ENTRE TEXTOS

Programa de construção literária coletiva, em que o participante é convidado a explorar a estrutura do texto e assim tornar-se um leitor crítico. Tema do mês, contos de Rubem Fonseca.

> Quintas-feiras, das 15h30 às 17 horas.

10 – O outro.

17 – O cobrador.

24 – Produção de uma resenha sobre os contos lidos.

Com equipe BVL.

 

LEITURA DO COTIDIANO

Assuntos que estão em pauta na impressa são debatidos e pensados em grupo, a partir da leitura de textos literários e jornalísticos, letras de música e poemas.

  • Sextas-feiras das 14h30 às 15h30.

Com equipe BVL.

 

SEGUNDAS INTENÇÕES

Bate-papo com Caco Galhardo e Eloar Guazzelli.

Mediação de Manuel da Costa Pinto.

> Sábado, 12, das 11h às 13 horas.

Declaração de atividades complementares para estudantes universitários.

 

SARAU BVL CONVIDA: LUAU BSP

O Luau BSP já acontece há dois anos na Biblioteca, e abre espaço para que os jovens – em especial os estudantes das ETECs – possam mostrar seus talentos com música, poesia e outras formas de expressão. Neste mês a BVL poderá ter um gostinho do que acontece todas as quintas-feiras na Biblioteca de São Paulo, com essa edição super especial do Luau da BSP.

  • Sábado, 26, das 15h às 17h.

Com equipe BVL e convidados.

 

 

Serviço

Local: Biblioteca de São Paulo

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630

Telefone: (11) 2089-0800

Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul

Aberta de terça a sexta, das 9 às 21 horas.

Sábados, domingos e feriados, das 9 às 19 horas.

Confira mais sobre a programação no site oficial: http://bsp.org.br

Local com acessibilidade para deficientes com estrutura de locomoção, informativas, de conteúdo, programação, tecnológica e a disponibilização de profissionais capacitados para inclusão de pessoas com deficiências aos espaços.

 

Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL)

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é um lugar singular. Além de oferecer livros para empréstimo e ambientes para estudo, como toda biblioteca, a BVL é também uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão.

Ocupando área de quatro mil metros quadrados dentro do Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital paulistana, a BVL monta, todos os meses, programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse para todos os públicos. Acontecem contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores. Confira mais sobre a programação no site oficial: http://bvl.org.br

 

Serviço:

Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos

Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 ou Avenida Queiróz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros.

Telefone: (11) 3024-2500.

Funcionamento do parque: de segunda a segunda, das 10

 

Secretaria de Estado da Cultura

Assessoria de Imprensa

Josiane Campos – 11 3339 8164 – josianecampos@sp.gov.br

Gisele Turteltaub – 11 3339 8162 – gisele@sp.gov.br

Compartilhe

Deixe um Comentário

8 + 2 =