Bate-papo sobre ilustração em livros

0

Neste domingo, 21 de agosto, a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) vai realizar o Bate-papo – Uma história, suas imagens e seus símbolos com as autoras Marina Faria e Marcella Tamayo. Elas vão compartilhar o processo criativo da obra Clareada, projeto contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC). A ideia é comparar a estrutura de clássicos como O mágico de Oz, de L. Frank Baum, e propor uma leitura simbólica destas narrativas. Temas como a criação de ilustrações e o livro ilustrado também serão abordados. Não é necessário se inscrever e o evento começa às 14 horas.

Clareada – diário de uma expedição escrito pelos irmãos Bernaldo é a história de dois irmãos exploradores, Nicodamus e Valentina, que vão morar em uma nuvem para realizar pesquisas sobre sua fauna, flora e cultura. Em sua jornada, fazem novos amigos, conhecem lendas, aprendem palavras do dialeto local e se preparam para a maior aventura que irão viver: presenciar a chuva final da nuvem — aquela que fará com que Clareada desapareça para sempre. A grande chuva acontecerá em sete estágios cada um relacionado a uma cor e a um acontecimento fantástico que ressignifica a relação dos Bernaldo com a nuvem. Viajando através dela, os irmãos aprenderão muito sobre si mesmos.

Marina Pereira Faria é ilustradora e designer com passagens em empresas como o Sesc, Editora Abril e o jornal O Estado de S. Paulo. Já publicou ABC das rimas, em parceria com César Obeid, Quando Blufis ficou em silêncio, com texto de Lorena Nobel e Gustavo Kurlat e O silêncio em apuros, em coautoria com Vanessa Prieto. Marcella Tamayo também é ilustradora e atua no mercado de animação. Trabalhou em editoras, agências e produtoras como a Editora Globo e a MTV Brasil. Como escritora e roteirista é coautora de dois projetos transmídia: Anna Bee e Clareada.

Compartilhe

Deixe um Comentário

um + quatro =