Aniversário de João Cabral de Melo Neto

0

 

No dia 9 de janeiro é comemorado o aniversário de nascimento do escritor e diplomata brasileiro João Cabral de Melo Neto. Nascido no Recife em 1920, Melo Neto foi um dos expoentes da poesia brasileira do século XX. Em 1990, ganhou o Prêmio Camões, a maior distinção entre autores de língua portuguesa. Quando morreu, em 1999, especulava-se que era um forte candidato ao Prêmio Nobel de Literatura.

Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupou a cadeira 37, antes usada pelo jornalista Assis Chateaubriand. Era irmão do historiador Evaldo Cabral de Melo e primo do poeta Manuel Bandeira e do sociólogo Gilberto Freyre.

Sua obra de estreia foi Pedra do sono (1942), mas sua obra mais famosa tornou-se Morte e vida severina, publicada em 1955. O livro apresenta um poema dramático, que relata a dura trajetória de um migrante nordestino em busca de uma vida mais fácil e favorável no litoral.

No dia 30 de janeiro, o poeta é homenageado no programa Leitura ao Pé do Ouvido da BVL, com a leitura de trechos do livro Morte e vida severina e outros poemas.

Confira as obras do autor que estão disponíveis na biblioteca. Confira também seleção dos dez melhores poemas feita pela Revista Bula.

 

 

Compartilhe

Deixe um Comentário

três + 14 =